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[NEWS]COMEX – Week 21 | 2025
O Sul de Santa Catarina se consolida como uma nova fronteira logística no Brasil, impulsionado por investimentos robustos no Porto de Imbituba e na integração intermodal com rodovias e ferrovias. O plano prevê R$ 1 bilhão até 2030, elevando a capacidade do porto e tornando-o uma alternativa competitiva frente a terminais como Rio Grande e Paranaguá. Essa transformação impacta diretamente o comércio exterior, reduzindo custos e ampliando mercados.
Paralelamente, a missão empresarial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) à Expo Osaka 2025, no Japão, conecta a indústria brasileira às principais tendências globais em tecnologia, inovação e novos modelos de negócios, fortalecendo as cadeias logísticas e abrindo portas para parcerias internacionais estratégicas.
Em Santa Catarina, o Porto de Itajaí destacou-se ao repassar R$ 1,3 milhão em ISS para a Prefeitura no quadrimestre, reflexo de sua crescente movimentação e relevância econômica. O governador Jorginho Mello também liderou uma missão aos Estados Unidos, buscando mais de US$ 500 milhões em investimentos e parcerias para infraestrutura logística, incluindo concessões, ferrovias e projetos portuários, consolidando SC como um hub logístico nacional.
O Imetro-SC teve participação de destaque no Dia Mundial da Metrologia, com eventos na França e no Brasil que reforçaram a importância dos padrões metrológicos para a segurança, a qualidade e a competitividade nas operações de comércio exterior.
O Porto de Itajaí também realizou uma operação expressiva de importação, recebendo 695 veículos de luxo da BMW, fortalecendo sua posição como terminal estratégico para cargas de alto valor agregado. Além disso, a movimentação de contêineres nos portos catarinenses cresceu 22,3% no primeiro trimestre de 2025, com destaque para Itapoá e Imbituba, enquanto Itajaí segue em recuperação e a Portonave enfrenta queda temporária devido a obras.
Por fim, Itajaí acelera obras viárias na Avenida Marcos Konder e na Rua do Porto, fundamentais para melhorar a mobilidade urbana e criar um corredor logístico que atenda às demandas crescentes do Complexo Portuário, beneficiando diretamente as operações de importação e exportação.