[NEWS]COMEX - Week 34 | 2025

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“Porto de Itajaí cresce 1.494% e consolida retomada histórica”

Publicado: 18/08/2025

Porto de Itajaí cresce 1.494% e consolida retomada histórica
Foto: Porto de Itajaí

Investimentos federais e modernização da infraestrutura impulsionam a recuperação do Porto de Itajaí e projetam novo ciclo de protagonismo logístico no Brasil.

📦 O Porto de Itajaí registrou um crescimento histórico de 1.494,58% na movimentação de cargas no primeiro semestre de 2025, atingindo 1,7 milhão de toneladas contra apenas 104 mil no mesmo período de 2024. O resultado reflete não apenas números expressivos, mas a retomada econômica de toda a região, com geração de empregos, arrecadação e atração de novos investimentos estratégicos.

Após quase paralisado em 2022, o porto voltou a se consolidar como um dos grandes hubs logísticos do Brasil, apoiado pela política de investimentos do Governo Federal e pela reativação de operações conduzida pelo Ministério de Portos e Aeroportos. O plano de modernização prevê R$ 844 milhões em obras até 2030, incluindo dragagem do Rio Itajaí-Açu, adequação do molhe de Navegantes e construção de um píer exclusivo para navios de cruzeiro.

Esse avanço devolve ao Porto de Itajaí o protagonismo no cenário nacional, em um momento em que os portos brasileiros como um todo cresceram apenas 1%. Para o comércio exterior, a retomada garante maior capacidade operacional, previsibilidade para exportadores e importadores e reforça a confiança de armadores e agentes de carga no terminal.

O próximo passo será a criação da Autoridade Portuária própria, conferindo autonomia administrativa ao complexo e fortalecendo sua governança. Com isso, Itajaí se projeta novamente como peça-chave da logística nacional, ampliando sua competitividade frente a mercados globais e consolidando sua relevância para as cadeias de importação e exportação.

“Porto de Itajaí recebe visita institucional da ANTAQ”

Publicado: 19/08/2025

Porto de Itajaí recebe visita institucional da ANTAQ
Foto: Porto de Itajaí

Visita institucional reforça parceria entre Porto de Itajaí e ANTAQ em pautas de sustentabilidade, inovação e integração regulatória.

🚢 O Porto de Itajaí recebeu representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) para uma visita institucional que reforça o alinhamento estratégico entre o terminal e o órgão regulador. Estiveram presentes Uira Cavalcante Oliveira, Gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e Cristina Castro Lucas de Souza, Superintendente de ESG e Inovação da ANTAQ, recebidos pelo superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, e pelo Diretor-Geral de Operações Logísticas, Ricardo de Sousa.

A reunião destacou a importância da cooperação entre os agentes do setor portuário e ocorre em um momento estratégico, às vésperas do Encontro de Cooperaportos (20 a 22 de agosto), que será realizado em Itajaí. O evento reúne autoridades e entidades como ANTAQ, Portonave, ABEPH, ATP, ABTP e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), fortalecendo o debate sobre práticas sustentáveis, inovação tecnológica e governança.

Para o comércio exterior, a aproximação entre o Porto de Itajaí e a ANTAQ amplia a confiança nos processos de importação e exportação, garantindo maior previsibilidade regulatória, segurança operacional e aderência a padrões ambientais. Esse movimento reforça a posição do complexo portuário como um dos principais hubs logísticos do Brasil, cada vez mais preparado para atender às demandas de cargas e às exigências globais de competitividade.

“Porto de Itajaí e IFSC discutem cooperação em estágios, inovação e projetos ambientais”

Publicado: 19/08/2025

Porto de Itajaí e IFSC discutem cooperação em estágios, inovação e projetos ambientais
Foto: Porto de Itajaí

Parceria fortalece integração entre porto e academia, promovendo estágios, inovação tecnológica e soluções ambientais sustentáveis.

🌍 O Porto de Itajaí recebeu representantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) para discutir cooperação em projetos voltados à inovação, sustentabilidade e capacitação profissional. A reunião apresentou oportunidades de estágios para alunos de cursos técnicos e superiores, além de fortalecer iniciativas conjuntas que conectam ensino, pesquisa e operação portuária.

Entre os destaques, estão os cursos de Mecânica, Recursos Pesqueiros e Engenharia Elétrica, além do Mestrado em Clima e Ambiente, que poderão contribuir com soluções aplicadas ao setor portuário. Também foram apresentadas iniciativas já em andamento, como a produção de âncoras para embarcações a partir de sucatas de estaleiros, ação que une economia circular e apoio às comunidades locais.

O IFSC manifestou interesse em participar do projeto “Juntos pelo Rio Itajaí”, oferecendo suporte em monitoramento ambiental e inovação, além de disponibilizar o barco-escola em futuras ações conjuntas. Essa aproximação fortalece a relação Porto–Cidade, ampliando a integração entre conhecimento acadêmico e prática operacional.

Para o comércio exterior, tais iniciativas representam maior potencial de inovação aplicada à logística, desenvolvimento de soluções sustentáveis e qualificação de mão de obra especializada, fundamentais para garantir competitividade no setor. O superintendente João Paulo Tavares Bastos destacou que a parceria com o IFSC reforça a visão de crescimento sustentável e a vocação de Itajaí como polo estratégico para importação e exportação.

“FIESC detalha ao setor moveleiro ações para minimizar impactos do tarifaço”

Publicado: 19/08/2025

FIESC detalha ao setor moveleiro ações para minimizar impactos do tarifaço
Reunião foi realizada nesta terça, dia 19. (Foto: Felipe Scotti )

Federação apresenta propostas econômicas e trabalhistas para apoiar exportadoras catarinenses afetadas pelas tarifas de 50% impostas pelos EUA.

📦 A FIESC detalhou ao setor moveleiro catarinense as ações em defesa das exportadoras brasileiras impactadas pelo tarifaço de 50% aplicado pelos Estados Unidos. As medidas foram reunidas em propostas de emendas à MP 1309/25 (Brasil Soberano), encaminhadas ao Fórum Parlamentar Catarinense, e abrangem desde ajustes trabalhistas até incentivos econômicos.

Entre os destaques, estão a desoneração integral da folha de pagamento das empresas exportadoras para os EUA, a inclusão de médias e grandes empresas no REINTEGRA com alíquota de 6%, e a expansão das aquisições públicas de bens industriais voltados para políticas de educação, habitação e infraestrutura. No campo trabalhista, a FIESC sugere flexibilizações como redução de jornada e salários, férias coletivas, banco de horas negativo e diferimento do FGTS, para preservar empregos durante o período crítico.

O presidente da FIESC, Gilberto Seleme, ressaltou que o objetivo é minimizar impactos e proteger a competitividade das exportadoras, que em alguns casos destinam até 95% da produção ao mercado norte-americano. Já em setembro, uma missão empresarial brasileira viajará aos EUA para dialogar com compradores e instituições, reforçando a busca por soluções de mercado.

A iniciativa busca dar previsibilidade e condições de sobrevivência ao setor moveleiro e madeireiro, pilares da economia catarinense, e assegurar que o Brasil mantenha sua posição nos mercados internacionais mesmo diante do cenário de forte restrição tarifária.

“Obra de pavimento em concreto da SC-305, no Extremo Oeste, está 70% concluída”

Publicado: 19/08/2025

Obra de pavimento em concreto da SC-305, no Extremo Oeste, está 70% concluída
Fotos: Divulgação/SIE

Investimento de R$ 120 milhões moderniza trecho estratégico para o escoamento de grãos e proteínas do Oeste catarinense.

🚢 A pavimentação em concreto da SC-305, entre São Lourenço do Oeste e Campo Erê, já atingiu 70% de execução e deve ser concluída até o fim de 2025. O projeto, parte do Programa Estrada Boa, representa um investimento de R$ 120 milhões e traz impactos diretos para a logística do comércio exterior, sobretudo no transporte de grãos e proteínas de origem animal que abastecem mercados nacionais e internacionais.

Nos últimos dois meses, foram finalizadas a sub-base, base e terceiras faixas ao longo dos 28 km de extensão, aumentando a capacidade e a segurança da rodovia, utilizada diariamente por caminhões pesados que transportam soja, milho, trigo, feijão, arroz, além de carne suína e de frango — produtos de destaque na pauta exportadora de Santa Catarina.

O projeto inclui pavimento rígido (Whitetopping Convencional) com 23 cm de concreto, novas faixas adicionais, interseções e acostamentos, além de acessos para propriedades rurais e ligações a outras SCs. Essas melhorias garantem maior durabilidade, segurança e fluidez no tráfego, reduzindo custos logísticos e fortalecendo a competitividade do agronegócio catarinense.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), a modernização da SC-305 se soma ao esforço estadual que já elevou para 80% o índice de rodovias classificadas como boas ou ótimas em apenas dois anos, reforçando o compromisso com a eficiência logística.

Para o comércio exterior, a obra é estratégica: facilita o escoamento da produção agroindustrial do Extremo Oeste até os portos catarinenses, ampliando a capacidade exportadora e consolidando a imagem do Estado como um dos principais hubs logísticos do Brasil.

“Programa Novilho Precoce fortalece pecuária de corte catarinense e valoriza a produção de carne de qualidade”

Publicado: 19/08/2025

Programa Novilho Precoce fortalece pecuária de corte catarinense e valoriza a produção de carne de qualidade
Foto: Ascom/Cidasc

Iniciativa da Cidasc alia genética, rastreabilidade e sustentabilidade para ampliar a competitividade da carne bovina catarinense no Brasil e no mercado internacional.

🌎 Santa Catarina reafirma sua força no comércio internacional de carnes com o Programa Novilho Precoce, mantido pela Cidasc há mais de 30 anos. O projeto incentiva o abate de animais jovens, garantindo carne mais macia e de alta qualidade, com rastreabilidade, sustentabilidade e bem-estar animal como pilares. Atualmente, são 6.837 propriedades rurais e 26 abatedouros cadastrados, movimentando fortemente a pecuária de corte. O programa assegura benefícios financeiros diretos: produtores recebem até 3,5% a mais por quilo da carcaça, enquanto frigoríficos obtêm crédito presumido.

A representatividade é maior no Oeste, mas os abates se concentram em frigoríficos do Vale do Itajaí e Oeste, fortalecendo a logística e a exportação da proteína bovina catarinense. O selo Novilho Precoce já está presente em embalagens de frigoríficos, valorizando o produto no mercado interno e externo. Em 2023, a iniciativa ganhou visibilidade internacional durante o SC Day em Tóquio, destacando a carne catarinense como diferenciada e competitiva no cenário global.

Com regras claras para tipificação e adesão via Sigen+, o programa profissionaliza a pecuária, eleva o padrão de qualidade da carne e amplia as oportunidades de exportação para mercados exigentes, consolidando SC como referência mundial no setor.

“Obras de revitalização do acesso a Dona Emma entram na reta final”

Publicado: 19/08/2025

Obras de revitalização do acesso a Dona Emma entram na reta final
Fotos: Divulgação/SIE

Estados do Sul e Centro-Oeste articulam agendas em Brasília e estudo conjunto para viabilizar investimentos e renovar a infraestrutura ferroviária regional.

🚂 A logística ferroviária do Sul do Brasil ganhou novo fôlego com a reunião da Comissão Interestadual para Assuntos Ferroviários da Malha Sul, realizada em Curitiba. Representantes de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul definiram uma agenda conjunta para dialogar com o Ministério dos Transportes, ANTT, DNIT, TCU e Secretaria Nacional de Transportes Ferroviários (SNTF) sobre a renovação da concessão da Malha Sul, eixo estratégico para o escoamento da produção industrial e agropecuária aos portos da região.

Além de buscar espaço nas negociações federais, os estados decidiram elaborar um Termo de Referência para contratar estudo técnico sobre um traçado ferroviário comum, capaz de integrar os corredores logísticos regionais. O processo será conduzido pelo Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul), que também organizará um grupo de trabalho para alinhar as demandas estaduais.

A iniciativa dá sequência à Carta Manifesto assinada em julho, onde os governadores defenderam mais investimentos em infraestrutura ferroviária para sustentar o protagonismo econômico da região, que responde por 18,3% do PIB nacional.

Para o comércio exterior, a modernização e expansão da Malha Sul é decisiva: garante maior competitividade no transporte de grãos, carnes, cerâmica, químicos e manufaturados, reduz custos logísticos e amplia a eficiência no acesso aos portos catarinenses, paranaenses e gaúchos. Essa integração fortalece a posição do Brasil no mercado global, conectando de forma mais eficiente os polos produtivos ao comércio internacional.

“FIESC integra missão brasileira que buscará ampliar diálogo com os EUA”

Publicado: 20/08/2025

FIESC integra missão brasileira que buscará ampliar diálogo com os EUA
André Odebrecht, primeiro vice-presidente da FIESC. Foto: Filipe Scotti

Missão organizada pela CNI terá encontros com autoridades e setor privado dos EUA para discutir tarifas de 50% e buscar exceções na Seção 301.

🌎 A FIESC participará da missão da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aos Estados Unidos, que acontece nos dias 3 e 4 de setembro, em Washington. O objetivo central é ampliar o diálogo com autoridades e entidades norte-americanas sobre a taxação de 50% aplicada às exportações brasileiras, prevista na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA.

A comitiva será composta por representantes de federações estaduais, associações setoriais e grandes exportadoras, incluindo empresas como Tupy, Embraer, Siemens Energy, Novelis e Stefanini. O Brasil será representado também por lideranças de segmentos estratégicos como móveis e madeira, carnes, cerâmica, têxtil, café, alumínio e máquinas.

A programação inclui reuniões na Embaixada do Brasil, encontros com a US Chamber of Commerce, escritórios de advocacia e lobby, além de participação em audiência pública no USTR, responsável pela investigação da Seção 301. Também está prevista uma plenária empresarial bilateral, reforçando o canal de cooperação entre governos e setores produtivos.

Segundo Ricardo Alban, presidente da CNI, a estratégia é buscar novas exceções tarifárias, ampliando o rol de produtos brasileiros com isenção ou redução das tarifas, e estruturar uma resposta coordenada entre governo e indústria.

Para o comércio exterior, a missão representa uma ação diplomática e empresarial de alto impacto, crucial para preservar a competitividade de setores exportadores brasileiros fortemente dependentes do mercado norte-americano.

“Triplicação da SC-401, em Florianópolis, alcança 20% de execução”

Publicado: 20/08/2025

Triplicação da SC-401, em Florianópolis, alcança 20% de execução
Fotos: Divulgação/SIE

Obra de R$ 73 milhões integra o Programa Estrada Boa e promete melhorar a mobilidade no principal corredor logístico de Florianópolis.

🚛 A triplicação da SC-401, no Norte da Ilha de Santa Catarina, atingiu 20% de execução e representa um avanço estratégico para a logística regional. A rodovia, considerada a mais movimentada do estado, é vital para o escoamento de cargas e circulação de mercadorias que abastecem tanto o mercado interno quanto o comércio exterior. O projeto inclui quase 10 km de obras, com construção de viadutos, ciclovia, vias marginais, melhorias no sistema de drenagem e contenção de encostas — fatores que impactam diretamente o transporte de cargas, reduzindo gargalos e aumentando a segurança viária.

As intervenções estão sendo realizadas em grande parte no período noturno, devido à intensa movimentação urbana e logística da via. Atualmente, frentes de trabalho atuam em drenagem, muros de contenção, supressão de vegetação e execução de bases estruturais. O investimento de R$ 73 milhões faz parte do Programa Estrada Boa, maior iniciativa rodoviária da história catarinense, com R$ 3,5 bilhões em recursos já aplicados em 13 obras desde 2023.

Para empresas importadoras e exportadoras, a melhoria da SC-401 representa maior eficiência no deslocamento até o Porto de Itajaí, Navegantes e demais terminais logísticos da região. A expectativa é que a conclusão da obra amplie a capacidade de fluxo, reduza custos operacionais e contribua para um ambiente de negócios mais competitivo em Santa Catarina.

“Porto de Imbituba destaca integração logística e vantagens competitivas na Logistique 2025”

Publicado: 20/08/2025

Porto de Imbituba destaca integração logística e vantagens competitivas na Logistique 2025
Foto: Porto de Imbituba

Participação reforça networking estratégico, destaca soluções multimodais e projeta futuro da logística integrada no Sul do Brasil.

🚢 O Porto de Imbituba participou da 6ª Feira Logistique 2025, em Balneário Camboriú, apresentando suas vantagens competitivas, soluções multimodais e resultados operacionais recentes. Como único porto localizado no sul de Santa Catarina, a presença no evento foi estratégica para ampliar sua visibilidade, atrair novos negócios e fortalecer parcerias no cenário nacional e internacional.

Durante os três dias de feira, o estande da autoridade portuária recebeu representantes de empresas de logística, trade internacional, acadêmicos e profissionais da cadeia de comércio exterior, interessados em conhecer melhor a infraestrutura e o potencial do porto. O encontro gerou oportunidades de networking e consolidou a imagem de Imbituba como peça-chave para importação e exportação na região Sul.

No painel sobre o “Desenvolvimento da Logística dos Grãos no Sul do Brasil”, o diretor-presidente Christiano Lopes reforçou a importância da integração ferroviária em andamento entre os estados do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. Para ele, a expansão da ferrovia é decisiva para garantir maior eficiência logística, reduzir custos e ampliar a competitividade do setor portuário frente ao comércio global.

A participação na Logistique 2025 reafirma o posicionamento do Porto de Imbituba como hub estratégico para o escoamento de cargas e consolida sua vocação para a logística integrada, essencial para a evolução das cadeias de importação e exportação do Brasil.

“Estrada Boa: começam as obras de revitalização da SC-350 entre Laurentino e Rio do Oeste”

Publicado: 20/08/2025

Estrada Boa: começam as obras de revitalização da SC-350 entre Laurentino e Rio do Oeste
Fotos: Divulgação/SIE

Intervenções incluem drenagem, sinalização e sobrelevação para solucionar alagamentos e garantir mais segurança viária no Alto Vale do Itajaí.

🚛 A revitalização de 11,5 km da SC-350, entre Laurentino e Rio do Oeste, marca mais uma frente de obras do Programa Estrada Boa, que já transformou a malha viária catarinense em um ativo estratégico para a logística e o comércio exterior. O trecho, localizado no Alto Vale do Itajaí, passará por melhorias estruturais como substituição do asfalto, reforço na drenagem, pintura, sinalização e, principalmente, uma sobrelevação que elimina os históricos alagamentos que interrompiam o tráfego.
Essas obras trazem reflexos diretos para o setor logístico, já que a SC-350 é um elo de conexão regional que favorece o deslocamento de mercadorias em direção aos polos exportadores de Santa Catarina. A modernização da via reduz riscos de interrupções, amplia a fluidez no transporte rodoviário e contribui para reduzir custos operacionais de empresas importadoras e exportadoras que dependem da eficiência no escoamento de cargas.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura, cerca de 80% das rodovias estaduais já estão em estado considerado “bom” ou “ótimo”, resultado do investimento de R$ 3,5 bilhões do Programa Estrada Boa. A expectativa é de que, se o clima colaborar, a revitalização da SC-350 seja concluída em até 30 dias, trazendo maior confiabilidade ao transporte de cargas e fortalecendo a competitividade do Vale do Itajaí como corredor logístico estratégico.

“Governo do Estado concede incentivos para atrair R$ 4,4 bilhões em investimentos privados e gerar quase 19 mil empregos em SC”

Publicado: 20/08/2025

Governo do Estado concede incentivos para atrair R$ 4,4 bilhões em investimentos privados e gerar quase 19 mil empregos em SC
Contratos dos programas Prodec, Pró-Emprego e TTD 489 assinados pelo governador Jorginho Mello nesta quarta, 20, contemplam 50 projetos de 42 empresas – Foto: Roberto Zacarias / SECOM

Programas Prodec, Pró-Emprego e TTD 489 fortalecem a indústria catarinense, ampliando competitividade e capacidade exportadora.

🌎 Santa Catarina segue consolidando sua posição como um dos principais polos industriais e logísticos do Brasil com a nova rodada de incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado. Foram aprovados 50 projetos de 42 empresas, que somam R$ 4,4 bilhões em investimentos privados e a geração de 18,6 mil empregos diretos e indiretos até 2028.

Os programas contemplados – Prodec, Pró-Emprego e TTD 489 – oferecem benefícios como postergação e desoneração de ICMS, além da ampliação de créditos tributários vinculados a operações de exportação. Essa política cria condições mais competitivas para empresas ampliarem suas atividades, instalarem novas fábricas e expandirem sua capacidade produtiva.

Entre os setores atendidos estão a agroindústria, têxtil, energia, alimentício, metalmecânico e logística portuária – com destaque para empresas como Itapoá Terminais Portuários e BRF, que reforçam diretamente a cadeia do comércio exterior catarinense. As projeções indicam que os investimentos resultarão em um incremento de R$ 46,3 bilhões em faturamento empresarial até 2028, garantindo retorno ao Estado via arrecadação de impostos.

Desde 2023, já são 404 projetos aprovados, movimentando R$ 28 bilhões em investimentos e criando quase 104 mil empregos. Para o setor de comércio exterior, os incentivos fortalecem a base produtiva local, aumentam a oferta exportadora e tornam Santa Catarina ainda mais competitiva no mercado global.

“Itajaí avança na implementação do programa cidade empreendedora em parceria com o Sebrae”

Publicado: 21/08/2025

Itajaí avança na implementação do programa cidade empreendedora em parceria com o Sebrae
Foto: Secom/Jader Liberal

Plano educacional inclui capacitação de professores, materiais didáticos inovadores e ações de gestão escolar para fortalecer competências empreendedoras em Itajaí.

📊 Itajaí avança na implementação do Programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Sebrae, com foco inicial na linha de Educação, que terá ações planejadas até 2026. Em reunião de alinhamento, foram definidas etapas para capacitação docente e incorporação de conteúdos voltados ao empreendedorismo nas escolas municipais.

A proposta prevê a participação de até 250 professores em encontros presenciais, nos quais serão apresentados materiais pedagógicos inovadores, como quadrinhos e cadernos temáticos, a serem aplicados em sala de aula já a partir de setembro. O objetivo é estimular nos estudantes habilidades como comprometimento, organização e protagonismo, alinhadas às demandas de formação para o mercado de trabalho.

Outro eixo discutido foi o programa Gestão Nota 10, voltado à capacitação de diretores escolares e à coleta de dados sobre a rede municipal, com foco em apoiar políticas públicas e elevar o IDEB de Itajaí. A iniciativa reforça a integração entre educação e desenvolvimento econômico, criando um ecossistema mais favorável ao empreendedorismo local.

O encontro também abordou a pressão crescente por novas vagas na rede municipal, o que exigirá realocação de recursos e ajustes orçamentários. Para o comércio exterior, esse movimento tem reflexos diretos: ao investir em educação empreendedora, Itajaí forma profissionais mais preparados para atuar em setores estratégicos como logística, indústria e comércio internacional, ampliando sua competitividade no cenário global.

“Secretário Nacional de Portos anuncia finalização do projeto técnico da Medida Provisória para criação da Docas Itajaí”

Publicado: 21/08/2025

Secretário Nacional de Portos anuncia finalização do projeto técnico da Medida Provisória para criação da Docas Itajaí
Foto: Porto de Itajaí

Nova companhia pública federal trará autonomia administrativa e operacional ao Porto de Itajaí, fortalecendo investimentos e competitividade no setor portuário.

🚢 O secretário nacional de Portos, Alex Ávila, anunciou a finalização do projeto técnico que dará origem à Companhia Docas de Itajaí, a ser instituída por Medida Provisória. A iniciativa é coordenada pelo Ministério de Portos e Aeroportos, sob determinação do ministro Silvio Costa Filho, e segue dentro do prazo da Portaria nº 375/2025.

A criação da nova autoridade portuária garantirá gestão própria e autonomia ao Porto de Itajaí, que atualmente é administrado pela Autoridade Portuária de Santos. Isso permitirá maior agilidade nas decisões estratégicas, sustentabilidade financeira e investimentos diretos em infraestrutura, manutenção e modernização das operações.

O Porto de Itajaí registrou mais de 1,7 milhão de toneladas movimentadas em 2025, crescimento de 1.500% em relação ao ano anterior, consolidando-se como um dos principais hubs logísticos do Brasil.

O superintendente João Paulo Tavares Bastos Gama destacou que a mudança é um marco histórico para a região, com impacto direto na geração de empregos, renda e desenvolvimento econômico. A nova companhia possibilitará que receitas próprias — advindas de taxas, tarifas e serviços logísticos — sejam reinvestidas no porto, ampliando sua competitividade nacional e internacional.

Para o setor de comércio exterior, a medida fortalece a posição estratégica de Itajaí, ampliando sua capacidade de atender importadores e exportadores com maior eficiência, segurança e previsibilidade nas operações.

“São Francisco do Sul é premiado no "Oscar dos Portos"”

Publicado: 21/08/2025

São Francisco do Sul é premiado no "Oscar dos Portos"
Foto: Porto de São Francisco

Reconhecimento nacional destaca eficiência, governança e capacidade de investimentos do porto catarinense entre os 35 portos públicos do Brasil.

⚓ O Porto de São Francisco do Sul foi premiado na cerimônia Portos + Brasil, realizada pelo Ministério de Portos e Aeroportos, em Brasília, consolidando-se como um dos destaques do setor portuário brasileiro. O terminal conquistou o 3º lugar no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (Igap), que avalia desempenho de gestão, governança, transparência e capacidade de investimentos entre 35 portos públicos do país.

O reconhecimento, considerado o “Oscar dos Portos”, reforça a eficiência do porto catarinense e sua importância estratégica para a logística nacional e internacional. O Igap analisa mais de 30 indicadores, incluindo qualidade da gestão ambiental, modernização e transparência administrativa.

Para o presidente Cleverton Vieira, o prêmio é resultado da integração entre equipe técnica, governo estadual e Secretaria de Portos, que têm possibilitado novos investimentos em infraestrutura. Segundo ele, a meta é manter condições logísticas diferenciadas para os usuários do porto, fortalecendo sua competitividade.

O secretário estadual Beto Martins destacou o orgulho de Santa Catarina com o feito, ressaltando a relevância do porto para o desenvolvimento regional. Já o ministro Silvio Costa Filho e o secretário nacional Alex Ávila reforçaram que a premiação se consolidou como uma política pública de estímulo à modernização do setor portuário brasileiro.

Para o comércio exterior, o prêmio reforça a credibilidade e a atratividade de São Francisco do Sul, ampliando sua posição como hub estratégico para importações e exportações no Sul do Brasil.

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Balança Comercial

Atualizado em 06/08/2025

Comércio Exterior Brasileiro

US$ bilhões (FOB)

 
32,3 25,2 57,5 + 7,1
Exportação
Importação
Corrente de Comércio
Saldo Comercial
Período: Julho/2025
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