[NEWS]COMEX - Week 49 | 2025

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“Impactos do cenário econômico mundial para o Brasil são tema de palestra na FIESC”

Publicado: 01/12/2025

Impactos do cenário econômico mundial para o Brasil são tema de palestra na FIESC
Presidente do IBEF-MG fala para industriais na sede da Federação

Encontro reúne especialistas para discutir tendências globais e seus reflexos na competitividade da indústria e do comércio exterior brasileiro.

🌎 A FIESC promoveu uma palestra dedicada a analisar como o cenário econômico internacional vem moldando a dinâmica de comércio exterior do Brasil, destacando desafios e oportunidades que impactam diretamente importadores, exportadores e a indústria catarinense. O encontro reuniu especialistas para discutir temas como desaceleração global, mudanças geopolíticas, novos acordos comerciais, reorganização das cadeias produtivas e tendências que influenciam custos logísticos, demanda internacional e competitividade.
Durante a conferência, foram apresentadas análises sobre a volatilidade cambial, oscilações nos preços de commodities, restrições comerciais e o papel crescente da regionalização produtiva, fatores que exigem planejamento estratégico das empresas que atuam em fluxos internacionais. Também foram abordadas as perspectivas para mercados-chave — como Estados Unidos, China e União Europeia — e seus efeitos sobre o desempenho das exportações brasileiras.
A discussão reforçou a importância de inovação, inteligência comercial e diversificação de mercados para mitigar riscos em um ambiente econômico cada vez mais imprevisível. Para operadores logísticos, despachantes aduaneiros e gestores de supply chain, as informações compartilhadas oferecem base para decisões mais assertivas, apoiando a construção de operações mais resilientes, eficientes e compatíveis com a nova ordem econômica mundial.

“Vinícolas resgatam técnicas ancestrais para vinhos mais "puros"”

Publicado: 01/12/2025

Vinícolas resgatam técnicas ancestrais para vinhos mais "puros"
Há três anos, a vinícola francesa Domaine Arnoux-Lachaux usa os recipientes de cerâmica (Foto: Divulgação)

Produtores adotam materiais inertes e técnicas renovadas para destacar o terroir e atender à demanda por vinhos de baixa intervenção.

🍷 Vinícolas da França, Itália, Espanha, Chile e Brasil estão impulsionando a busca por vinhos mais “puros” ao retomar métodos ancestrais que substituem barris de carvalho por recipientes de cerâmica e concreto. Embora o movimento seja motivado principalmente por preferências sensoriais e tendências de consumo, ele impacta diretamente o comércio exterior, especialmente pela ampliação da oferta de rótulos diferenciados e de maior valor agregado nos mercados internacionais. A produção em cerâmica e concreto — tecnologias hoje aprimoradas para garantir estabilidade, micro-oxigenação controlada e expressão fiel do terroir — tem atraído importadores interessados em vinhos de baixa intervenção. Países tradicionalmente exportadores, como França, Itália e Espanha, já expandem linhas completas usando esse método, enquanto o Brasil começa a explorar o segmento com projetos como os “ovos de concreto” da Miolo. A crescente demanda global por vinhos orgânicos e naturais, que deve movimentar mais de US$ 21 bilhões até 2030, reforça o potencial de competitividade para produtores que adotam processos mais sustentáveis e inovadores. Esse cenário cria oportunidades tanto para exportadores brasileiros que buscam diferenciação quanto para importadores atentos às novas preferências do mercado mundial.

“Chegada do primeiro cruzeiro da temporada 2025/2026 movimenta a economia e reforça vocação turística de Itajaí”

Publicado: 01/12/2025

Primeira escala do Costa Diadema impulsiona serviços locais e evidencia o papel estratégico do Porto de Itajaí na temporada de cruzeiros.

🚢 A abertura da temporada de cruzeiros 2025/2026 em Itajaí reforça a relevância do Complexo Portuário não apenas para o turismo, mas também para a dinâmica econômica regional. A chegada do Costa Diadema no dia 30 de novembro movimentou intensamente a cidade, com mais de 4 mil passageiros e mais de mil tripulantes circulando pela região. Ao longo da escala, operações de embarque e desembarque somaram quase 2 mil viajantes, estimulando diversos setores como transporte, comércio, hotelaria e serviços.
Para o comércio exterior, o movimento evidencia a capacidade do Porto de Itajaí de integrar atividades turísticas e operacionais sem comprometer a eficiência — um diferencial competitivo para a logística catarinense. A gestão portuária reafirma seu compromisso com segurança e planejamento, assegurando fluidez mesmo em períodos de alta demanda.
A temporada seguirá até 2026 com novas escalas previstas, ampliando a expectativa de geração de renda e fortalecendo a presença de Santa Catarina no cenário marítimo nacional. O aumento do fluxo de navios e passageiros reforça a importância do porto como conector estratégico entre turismo, negócios e desenvolvimento econômico.

“Vice-governadora recebe embaixador da Macedônia do Norte e reforça interesse em ampliar cooperação”

Publicado: 01/12/2025

Vice-governadora recebe embaixador da Macedônia do Norte e reforça interesse em ampliar cooperação
Foto: Richard Casas / GVG

Reunião fortalece diálogos para ampliar investimentos, parcerias culturais e oportunidades comerciais entre Santa Catarina e a Macedônia do Norte.

🌐 Santa Catarina recebeu o embaixador da Macedônia do Norte, Igor Popov, em uma agenda voltada ao fortalecimento de relações econômicas e institucionais, reforçando novas possibilidades no comércio internacional. Durante o encontro com a vice-governadora Marilisa Boehm, foram debatidos caminhos para ampliar investimentos, incentivar cooperação cultural e aproximar setores produtivos dos dois territórios.
A Macedônia do Norte, país dos Bálcãs com forte presença nos setores de serviços, agricultura e indústria, busca expandir sua inserção global e enxergou em Santa Catarina — um dos estados mais exportadores do Brasil — um parceiro estratégico. Entre os interesses apresentados pelo diplomata estão a criação de um Cônsul Honorário no estado e o estabelecimento de cidades-irmãs para fomentar turismo, cultura e oportunidades econômicas.
Os dados comerciais reforçam o potencial dessa aproximação: em 2024, SC importou principalmente catalizadores e peças automotivas do país europeu, enquanto exportou aves, tabaco e conservas, evidenciando espaço para ampliar o intercâmbio bilateral.
A agenda do embaixador também incluiu participação em eventos culturais no CIC e visita ao Sapiens Parque, fortalecendo conexões em inovação e economia criativa. A iniciativa reforça o movimento de internacionalização catarinense e aponta caminhos para novos fluxos de comércio e cooperação.

“FIESC reúne indústrias para debater impactos de acordos da COP30 no setor”

Publicado: 01/12/2025

FIESC reúne indústrias para debater impactos de acordos da COP30 no setor
Evento em Belém vai demandar soluções ambientais para reduzir emissões. (Foto: Freepik)

Encontro virtual apresenta os impactos ambientais pactuados na COP30 e as soluções tecnológicas que devem orientar a adaptação da indústria catarinense.

🌱 Em reunião promovida pela FIESC, representantes do setor industrial discutem como os acordos firmados na COP30 devem influenciar estratégias produtivas, logísticas e regulatórias no Brasil, com destaque para reflexos diretos sobre cadeias de suprimentos, comércio exterior e exigências ambientais aplicadas à movimentação de cargas. O encontro, realizado de forma online, reúne especialistas da CNI, do Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental e da C-Pack para detalhar compromissos assumidos em Belém e suas consequências para a competitividade da indústria.
Entre os pontos centrais, foram abordadas metas de redução de emissões, novas regras vinculadas a rastreabilidade, responsabilidade ambiental na produção e impactos sobre operações que dependem de exportações para mercados com exigências ambientais mais rígidas — como União Europeia e Estados Unidos. A pauta inclui ainda orientações sobre créditos de biodiversidade, instrumentos de compensação e soluções tecnológicas para apoiar a transição verde nas cadeias logísticas.
Para empresas de comércio exterior, os acordos apresentados reforçam a necessidade de revisar processos, avaliar riscos regulatórios e incorporar práticas ambientais alinhadas às demandas internacionais, que tendem a influenciar tarifas, certificações e critérios de admissão de produtos. A reunião oferece subsídios estratégicos para que a indústria catarinense se antecipe aos novos padrões climáticos globais, mantendo competitividade, conformidade e acesso aos principais mercados mundiais.

“Vale do Itajaí tem dois polos industriais com inserção internacional”

Publicado: 01/12/2025

Vale do Itajaí tem dois polos industriais com inserção internacional
Iates e lanchas fabricados em Itajaí estão na pauta de exportação catarinense. (Foto: Divulgação/Okean)

Estudo revela os segmentos que impulsionam as vendas externas do Vale do Itajaí e fortalecem a competitividade industrial catarinense.

🚢 O Vale do Itajaí se consolida como um dos principais polos exportadores de Santa Catarina, impulsionado pelas cadeias de madeira, móveis e embarcações, que ampliam sua presença nos mercados internacionais e fortalecem o desempenho regional no comércio exterior. Segundo levantamento do Observatório Nacional da Indústria, a mesorregião destaca-se pela alta competitividade e pela capacidade de atender demandas globais com produtos de alto valor agregado.
Em 2024, as exportações de madeira e móveis alcançaram mais de US$ 413 milhões, impulsionadas por empresas como Rohden, NM Compensados e MSL. Já o setor náutico, representado por estaleiros como Okean Yachts, NHD Boats e Azimut Brasil, registrou mais de US$ 26 milhões em vendas externas, fortalecendo a imagem do estado na fabricação de embarcações premium.
A combinação de fatores geográficos — como proximidade com matéria-prima e acesso ao litoral — impulsiona a formação desses polos, que geram oportunidades, promovem inovação e elevam a competitividade catarinense no cenário global. Além disso, o dinamismo industrial da região, que emprega mais de 276 mil trabalhadores, sustenta cadeias produtivas integradas e amplia o potencial de atração de novos negócios internacionais.
Para empresas de comércio exterior, o estudo reforça a relevância estratégica do Vale do Itajaí como origem de produtos com demanda crescente no mercado global, evidenciando oportunidades logísticas, industriais e comerciais para expansão e parcerias internacionais.

“Parcerias estratégicas e avanços institucionais impulsionam a modernização do porto e fortalecem a competitividade logística catarinense”

Publicado: 02/12/2025

Primeira escala do Costa Diadema impulsiona serviços locais e evidencia o papel estratégico do Porto de Itajaí na temporada de cruzeiros.

🚢 O Porto de Itajaí avança em duas frentes essenciais para ampliar sua relevância no comércio exterior: a preparação para receber navios de grande porte e a consolidação da Docas de Santa Catarina como nova autoridade portuária federal. Em reunião em Brasília, a Superintendência do Porto reforçou a cooperação técnica com a CODEBA, referência na operação de embarcações de maior calado, visando modernizar infraestrutura, ampliar capacidade de atracação e adequar o porto ao crescimento da demanda logística.
A estratégia inclui estudos e alinhamentos para expansão de calado, otimização de berços e implantação de melhorias estruturais que permitirão ao porto operar navios maiores — fator determinante para atrair novas linhas, ampliar a oferta de serviços e aumentar o volume de cargas movimentadas. Esse avanço representa ganho direto de competitividade para Santa Catarina, gerando mais oportunidades na cadeia logística e portuária.
Paralelamente, a criação da Docas de Santa Catarina avança sob coordenação do Governo Federal, seguindo modelos de governança aplicados a portos públicos administrados pela CODEBA. A nova empresa será responsável por gerir, planejar e fortalecer os portos catarinenses, garantindo estabilidade operacional, previsibilidade de investimentos e alinhamento às necessidades econômicas do estado.
Com essas iniciativas, Itajaí se posiciona para um novo ciclo de desenvolvimento, combinando modernização, governança avançada e integração institucional para sustentar o crescimento das operações marítimas nos próximos anos.

“Obras de triplicação da SC-401 chegam a 50% e trânsito terá alterações para veículos pesados a partir do dia 15”

Publicado: 02/12/2025

Obras de triplicação da SC-401 chegam a 50% e trânsito terá alterações para veículos pesados a partir do dia 15
Fotos: Divulgação / SIE

Medidas antecipadas de restrição a veículos pesados visam melhorar o fluxo na rodovia durante a alta temporada e garantir avanço das obras.

🚚 As obras de triplicação da SC-401 atingiram 50% de execução e avançam em ritmo acelerado, impactando diretamente o fluxo logístico na principal via de acesso ao Norte da Ilha. Com novas liberações previstas até 19 de dezembro — incluindo a terceira faixa no Morro das Madeireiras e no trecho do Centro Administrativo — o Governo de Santa Catarina busca reduzir gargalos históricos antes do início da alta temporada.
Para melhorar o tráfego, especialmente diante do aumento sazonal de veículos, foi antecipada a restrição de circulação para caminhões com PBT acima de 23 toneladas, válida a partir de 15 de dezembro até 22 de fevereiro de 2026. A medida afeta o trecho crítico entre os kms 19,1 e 16,8 no sentido Centro–Bairro, com bloqueios nos horários de maior movimento.
A intervenção exige atenção das transportadoras e operadores logísticos, que precisarão readequar janelas de entrega e retirada na região, principalmente para abastecimento e distribuição no varejo local, bastante aquecido no verão.
Com investimentos superiores a R$ 73 milhões e previsão de conclusão no segundo semestre de 2026, a triplicação da SC-401 promete ampliar a fluidez e a capacidade viária, favorecendo o deslocamento de cargas e contribuindo para a competitividade logística da Grande Florianópolis.

“Secretaria da Agricultura e Pecuária e Cidasc regulamentam autorizações excepcionais para plantio de soja em Santa Catarina”

Publicado: 03/12/2025

Secretaria da Agricultura e Pecuária e Cidasc regulamentam autorizações excepcionais para plantio de soja em Santa Catarina
Foto: Divulgação / Sape

Medida define critérios técnicos e operacionais para autorizações excepcionais de plantio, reforçando a proteção fitossanitária e a adaptação produtiva no Estado.

🌱 Santa Catarina implementou novas diretrizes para autorizações excepcionais de plantio de soja, estabelecidas pela Portaria Sape nº 66/2025, com impacto direto sobre a cadeia produtiva e o planejamento logístico do agronegócio. A normativa, em vigor desde 1º de dezembro, define regras para plantios destinados à pesquisa, ensino, produção de sementes, unidades demonstrativas e situações climáticas atípicas, estabelecendo exigências técnicas que exigem atenção dos produtores e empresas do setor.
A Cidasc será responsável por analisar e conceder as autorizações, a partir de critérios que buscam preservar a segurança fitossanitária e garantir que não haja risco à eficácia do controle da ferrugem asiática — ponto crucial para manter a competitividade das exportações catarinenses. Para solicitações relacionadas à produção de sementes e grãos, o cumprimento do vazio sanitário e das regras do Ministério da Agricultura permanece obrigatório, assim como a regularidade no Renasem.
Os pedidos devem ser protocolados via Conecta Cidasc, acompanhados de justificativa técnica e plano de manejo, e somente podem ser realizados por usuários cadastrados no Sigen+. A portaria também reforça a proibição da sucessão soja-soja e a obrigatoriedade do Cadastro de Produtores após a semeadura.
A iniciativa busca equilibrar inovação, sustentabilidade e proteção sanitária, garantindo previsibilidade ao setor produtivo e contribuindo para a manutenção dos padrões de qualidade exigidos nos mercados interno e internacional.

“FIESC faz pesquisa com indústrias para estudo sobre custos logísticos”

Publicado: 03/12/2025

FIESC faz pesquisa com indústrias para estudo sobre custos logísticos
Pesquisa sobre custos logísticos é confidencial. (Foto: Gilberto Sousa / CNI)

Estudo busca mapear gargalos logísticos e fortalecer a articulação por investimentos em infraestrutura essencial ao setor industrial catarinense.

🚚 A FIESC iniciou uma nova coleta de dados junto às indústrias catarinenses para atualizar o estudo Custos Logísticos Industriais, ferramenta estratégica para compreender os desafios que impactam a competitividade do setor. A pesquisa, totalmente confidencial, gera para cada participante um diagnóstico individual com orientações de melhoria em seus processos logísticos. As informações coletadas servirão como base para análises setoriais e regionais, identificando gargalos que afetam a eficiência no transporte de cargas e influenciam diretamente operações de importação e exportação. Além disso, os resultados fortalecerão os argumentos da Federação na cobrança por obras e melhorias em rodovias, portos, aeroportos e ferrovias, infraestrutura essencial ao fluxo seguro e competitivo do comércio exterior. A participação ocorre mediante cadastro, garantindo sigilo absoluto dos dados conforme a LGPD.

“Serra Dona Francisca será totalmente interditada nesta quinta para detonação de rochas”

Publicado: 03/12/2025

Serra Dona Francisca será totalmente interditada nesta quinta para detonação de rochas
Foto: Divulgação/SIE

Intervenção temporária integra etapa essencial das obras de contenção e segurança na principal ligação entre Joinville e o Planalto Norte.

🚛 A Serra Dona Francisca, rota estratégica para o transporte de cargas entre o Litoral Norte e o Planalto Catarinense, será totalmente interditada nesta quinta-feira para a execução de detonações controladas de rochas — etapa fundamental das obras de estabilização da rodovia. A interrupção temporária impacta diretamente o planejamento logístico de transportadoras, operadores de comércio exterior e empresas que utilizam a região como corredor de escoamento para importações e exportações via portos de Santa Catarina, especialmente Itapoá, São Francisco do Sul e Navegantes.
A operação prevê bloqueio total em horários definidos, permitindo avanço seguro das intervenções em um dos trechos mais sensíveis da SC-418, historicamente marcado por riscos geológicos e instabilidades que afetam o fluxo de caminhões. A medida busca garantir a execução das obras com segurança, reduzindo a possibilidade de quedas de barreiras e futuros gargalos logísticos.
Com a interdição, recomenda-se aos embarcadores e operadores ajustarem janelas de coleta e entrega, recalcularem rotas alternativas e reforçarem a comunicação com clientes e parceiros internacionais para mitigar atrasos potenciais em cargas de importação e exportação.
A ação integra um cronograma mais amplo de melhorias estruturais que, após concluídas, deverão ampliar a segurança viária, reduzir interrupções inesperadas e trazer maior previsibilidade ao transporte de mercadorias que passam pela região — fortalecendo a eficiência da cadeia logística catarinense.

“Porto de Itajaí recebe o navio Costa Diadema e reforça a integração entre Porto e cidade com impacto direto no turismo e na economia local”

Publicado: 04/12/2025

Movimento do Costa Diadema impulsiona serviços locais e evidencia o impacto direto das operações de cruzeiros na dinâmica econômica e turística de Itajaí.

🚢 A nova escala do Costa Diadema em Itajaí reforça a capacidade do porto catarinense em integrar turismo e operações portuárias com alto padrão de organização e segurança. A chegada do navio nesta quinta-feira movimentou 3.787 passageiros, gerando impacto imediato nos serviços de transporte, alimentação, hotelaria, comércio e atividades ligadas ao receptivo turístico. Para o setor de Comércio Exterior, a operação demonstra a versatilidade do Porto de Itajaí em administrar simultaneamente fluxos de passageiros e demandas logísticas, mantendo eficiência operacional em um dos períodos mais movimentados do calendário.
Com quase mil turistas desembarcando para conhecer a região e mais de 700 iniciando suas viagens na cidade, o porto reafirma seu papel como importante porta de entrada para visitantes no sul do país. A estrutura de embarque pelo Centreventos amplia a permanência dos viajantes na cidade, fortalecendo a economia local e estimulando setores complementares.
A temporada anterior registrou 160 mil passageiros e um gasto médio significativo por visitante, consolidando Itajaí como um polo turístico emergente com forte sinergia entre porto e cidade. A presença do Costa Diadema reforça essa tendência e evidencia o potencial estratégico do porto para impulsionar negócios, serviços e desenvolvimento regional ao longo da temporada 2025/2026.

“Exportações de SC recuam 11% e atingem US$ 941 milhões em novembro”

Publicado: 04/12/2025

Exportações de SC recuam 11% e atingem US$ 941 milhões em novembro
Dos cinco principais destinos, só o Chile apresentou variação positiva em novembro. (foto: Divulgação)

Movimento do Costa Diadema impulsiona serviços locais e evidencia o impacto direto das operações de cruzeiros na dinâmica econômica e turística de Itajaí.

🚢 A nova escala do Costa Diadema em Itajaí reforça a capacidade do porto catarinense em integrar turismo e operações portuárias com alto padrão de organização e segurança. A chegada do navio nesta quinta-feira movimentou 3.787 passageiros, gerando impacto imediato nos serviços de transporte, alimentação, hotelaria, comércio e atividades ligadas ao receptivo turístico. Para o setor de Comércio Exterior, a operação demonstra a versatilidade do Porto de Itajaí em administrar simultaneamente fluxos de passageiros e demandas logísticas, mantendo eficiência operacional em um dos períodos mais movimentados do calendário.
Com quase mil turistas desembarcando para conhecer a região e mais de 700 iniciando suas viagens na cidade, o porto reafirma seu papel como importante porta de entrada para visitantes no sul do país. A estrutura de embarque pelo Centreventos amplia a permanência dos viajantes na cidade, fortalecendo a economia local e estimulando setores complementares.
A temporada anterior registrou 160 mil passageiros e um gasto médio significativo por visitante, consolidando Itajaí como um polo turístico emergente com forte sinergia entre porto e cidade. A presença do Costa Diadema reforça essa tendência e evidencia o potencial estratégico do porto para impulsionar negócios, serviços e desenvolvimento regional ao longo da temporada 2025/2026.

“Cadeia automotiva investe R$ 210 milhões em novos projetos de descarbonização pelo Mover”

Publicado: 04/12/2025

Cadeia automotiva investe R$ 210 milhões em novos projetos de descarbonização pelo Mover
Foto: Gabriel Pinheiro / CNI

Iniciativas tecnológicas nacionais fortalecem a competitividade da indústria automotiva e aceleram a transição para soluções de menor impacto ambiental.

🚗 A cadeia automotiva brasileira vai receber R$ 210 milhões em investimentos voltados à descarbonização e digitalização, por meio do Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover). Os recursos, majoritariamente não reembolsáveis, serão aplicados em quatro projetos estruturantes desenvolvidos pelo SENAI, Embrapii, grandes montadoras, siderúrgicas, startups e ICTs. As iniciativas abrangem desde motores a etanol de alta eficiência até tecnologias de radar automotivo, produção de aço de baixa emissão e aplicações avançadas de grafeno. Para o comércio exterior, esses avanços representam oportunidades estratégicas: produtos mais competitivos no mercado global, fortalecimento da produção nacional e redução da dependência de tecnologias importadas. Os projetos também ampliam a capacidade do país em inovar, criar processos sustentáveis e atender às exigências de cadeias internacionais cada vez mais rigorosas em carbono e eficiência energética. Com execução prevista de até 36 meses, as ações consolidam a indústria automotiva brasileira em um novo patamar tecnológico voltado ao futuro da mobilidade.

“Governo prevê novos aumentos de imposto de importação em 2026 e pode arrecadar até R$ 14 bi”

Publicado: 04/12/2025

Governo prevê novos aumentos de imposto de importação em 2026 e pode arrecadar até R$ 14 bi
A nova previsão de arrecadação com o imposto de importação foi incluída pela senadora professora Dorinha (União-TO), relatora de receita do PLOA, em seu parecer nesta quarta-feira. - Foto: Portal Governo Brasil/divulgação

Governo ajusta o Orçamento de 2026 com apoio de medidas tarifárias e decisões da Camex para reforçar a competitividade interna.

📦 O governo federal prevê um reforço significativo na arrecadação por meio do aumento do Imposto de Importação (II) em 2026, medida que pode gerar até R$ 14 bilhões em receita extra. A projeção considera elevação de alíquotas sobre produtos específicos, efeitos de decisões comerciais tomadas ao longo de 2025 e expectativa de maior volume de importações no próximo ano. Como o ajuste tarifário é definido pelo Gecex-Camex e não depende do Congresso, o governo ganha agilidade para implementar mudanças em meio ao cenário político instável. A inclusão dessa arrecadação adicional no PLOA foi feita pela relatora da receita, com base em pedidos do setor produtivo que busca melhores condições de concorrência frente aos importados. A iniciativa surge após frustração com outras tentativas de aumentar receita, como a majoração do IOF, que gerou forte reação e recuo. O uso do imposto de importação como alternativa fiscal reflete a estratégia do governo para cumprir a meta de superávit de 2026 e reforça a relevância da política comercial no equilíbrio das contas públicas — ponto de atenção direta para importadores, exportadores e operadores de comércio exterior.

“Em audiência com vice-governadora, embaixador grego confirma interesse de trazer missão econômica do país europeu para Santa Catarina”

Publicado: 04/12/2025

Em audiência com vice-governadora, embaixador grego confirma interesse de trazer missão econômica do país europeu para Santa Catarina
Foto: Richard Casas / GVG

Encontro fortalece iniciativas bilaterais voltadas a comércio, investimentos e cooperação estratégica entre Santa Catarina e a Grécia.

🌍 A visita do embaixador da Grécia a Santa Catarina reforçou o interesse do país europeu em ampliar o intercâmbio comercial e promover uma missão econômica ao estado em 2026. A proposta inclui trazer empresas gregas para conhecer setores estratégicos catarinenses, como logística, indústria, energia, agricultura e turismo — áreas que têm atraído investimentos internacionais pela performance econômica acima da média nacional. Para o comércio exterior, o movimento sinaliza novas oportunidades de intensificação das trocas bilaterais. Hoje, Santa Catarina exporta para a Grécia principalmente motores elétricos, tabaco não manufaturado e madeira compensada, somando US$ 16 milhões em 2025. Em sentido inverso, as importações catarinenses de frutas, conectores elétricos e azeite puro alcançaram US$ 3,53 milhões no mesmo período. Segundo o embaixador, ampliar as vendas gregas ao estado é prioridade, mas a relação deve ser de mão dupla, fortalecendo também as exportações catarinenses. O governo estadual destacou investimentos em infraestrutura, portos, aeroportos e ferrovias, pontos essenciais para atrair novos parceiros internacionais. A aproximação cultural e histórica entre gregos e catarinenses também foi ressaltada como um facilitador para aprofundar laços comerciais e institucionais entre as duas regiões.

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Balança Comercial

Atualizado em 04/12/2025

Comércio Exterior Brasileiro

US$ bilhões (FOB)

 
28,5 22,7 51,2 + 5,8
Exportação
Importação
Corrente de Comércio
Saldo Comercial
Período: Novembro/2025
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