[NEWS]COMEX - Week 51 | 2025

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“Câmara conclui votação de projeto que regulamenta a reforma tributária; texto segue para sanção”

Publicado: 15/12/2025

Câmara conclui votação de projeto que regulamenta a reforma tributária; texto segue para sanção
Deputados na sessão do Plenário desta terça-feira. Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Texto define a governança do novo imposto sobre consumo, estabelece regras de fiscalização e traz impactos diretos para exportações, importação de serviços e setores estratégicos durante a transição tributária.

🌍 A Câmara dos Deputados concluiu a votação do projeto que regulamenta a gestão e a fiscalização do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), peça-chave da reforma tributária que substituirá o ICMS e o ISS, com impactos diretos nas operações de comércio exterior.
O texto, que segue para sanção presidencial, cria o Comitê Gestor do IBS, responsável por centralizar arrecadação, fiscalização, cobrança e distribuição do imposto entre União, estados e municípios.
Para empresas importadoras e exportadoras, a centralização promete maior previsibilidade, redução de litígios e simplificação do controle fiscal, com apenas um auditor acompanhando o cumprimento das obrigações.
O projeto também avança no sistema de split payment, que permitirá o registro automático de compras e vendas, ampliando a rastreabilidade das operações.
No campo das exportações, o relator destacou que investimentos produtivos poderão deixar de ser onerados por impostos sobre consumo, aumentando a competitividade internacional das empresas brasileiras.
A proposta mantém alíquota zero para medicamentos estratégicos e redefine o modelo de atualização das listas de isenção, evitando judicializações e trazendo mais agilidade regulatória.
Houve ainda definição de regras específicas para o sistema financeiro, com alíquotas progressivas entre 2027 e 2033, relevantes para operações internacionais e captação externa.
Na importação de serviços financeiros ligados a câmbio e captação no exterior, foi acordada alíquota zero, com restrições ao aproveitamento de créditos para evitar erosão da base tributária.
O texto rejeitou o teto para o Imposto Seletivo sobre bebidas açucaradas e manteve a responsabilidade solidária de plataformas digitais na arrecadação.
No conjunto, a regulamentação consolida um novo ambiente tributário para o comércio exterior brasileiro, com foco em eficiência, controle digital e maior competitividade global.

“Indústria do medo: Brasil lidera mercado de blindados e movimenta R$ 3,5 bi ao ano”

Publicado: 15/12/2025

Indústria do medo: Brasil lidera mercado de blindados e movimenta R$ 3,5 bi ao ano
Brasil lidera mercado de carros blindados em meio à insegurança e movimenta R$ 3,5 bi |País vê demanda avançar com o crescimento da violência urbana e a queda dos preços dos sistemas de proteção

Expansão da blindagem automotiva brasileira combina inovação industrial, queda de custos e avanço das exportações para Europa, América Latina e Oriente Médio.

🚗 O Brasil se consolidou como o maior produtor mundial de veículos blindados, liderando um mercado que movimenta cerca de R$ 3,5 bilhões por ano e apresenta crescente inserção internacional.
A indústria nacional fabrica quatro vezes mais carros blindados do que o segundo maior produtor global, o México, impulsionada por demanda interna e competitividade tecnológica.
Em 2024, a produção alcançou 34,4 mil unidades e deve chegar a cerca de 40 mil veículos em 2025, refletindo ganhos de escala e redução de custos.
A evolução do ecossistema industrial brasileiro permitiu o desenvolvimento local de vidros balísticos, polímeros e tecidos de proteção, reduzindo a dependência de insumos importados.
Essa integração vertical elevou o padrão tecnológico e abriu espaço para exportações e parcerias internacionais.
Empresas brasileiras passaram a atuar como fornecedoras globais, atendendo montadoras estrangeiras e mercados da Europa, Oriente Médio e América Latina.
Um exemplo é a blindagem de veículos da Volvo no Brasil, que depois são exportados para diversos países.
O avanço da indústria também atrai interesse de empresas norte-americanas e europeias em acordos de cooperação e transferência de tecnologia.
Além da exportação de veículos, o setor passa a exportar know-how, serviços especializados e soluções industriais de alto valor agregado.
Para o comércio exterior brasileiro, o segmento de blindagem automotiva se posiciona como um nicho estratégico, combinando inovação, manufatura avançada e crescente presença nos fluxos internacionais.

“Grande Florianópolis conta com dois polos industriais com forte inserção internacional”

Publicado: 15/12/2025

Grande Florianópolis conta com dois polos industriais com forte inserção internacional
Construção de iates e embarcações de lazer tem como principal mercado os EUA. (Foto: Schaefer Yatchs/Divulgação)

Setores de embarcações e cerâmica lideram as exportações regionais, com destaque para os Estados Unidos e a consolidação de cadeias produtivas voltadas ao mercado externo.

🚢 A Grande Florianópolis se consolida como um importante eixo exportador de Santa Catarina ao concentrar dois polos industriais com forte presença internacional: o de embarcações de lazer e o cerâmico.
Em 2024, a região exportou US$ 252,45 milhões, sendo US$ 79 milhões provenientes diretamente desses dois segmentos estratégicos.
O polo de embarcações respondeu por US$ 21,8 milhões em vendas externas, impulsionado pela produção de iates e barcos de lazer.
Os Estados Unidos foram o principal destino das exportações do setor, com US$ 17,4 milhões, seguidos por Colômbia e Paraguai.
Empresas como a Schaefer Yachts e a FS Yachts ampliam a presença internacional da indústria naval catarinense, atendendo mercados em até 20 países.
Já o polo cerâmico exportou US$ 57,24 milhões, com forte predominância da cerâmica não vitrificada.
Os principais mercados compradores do setor cerâmico foram Estados Unidos, Argentina e Paraguai, reforçando a integração regional e global.
A Portobello lidera as exportações do segmento, com vendas para mais de 80 países e unidade fabril nos EUA, fortalecendo a estratégia de internacionalização.
A Mosarte também se destaca, comercializando produtos em cerca de 30 países.
O estudo do Observatório FIESC evidencia que esses polos geram empregos qualificados, estimulam inovação e ampliam a competitividade internacional da indústria da Grande Florianópolis.

“Parlamento Europeu aprova salvaguardas e abre caminho para acordo com Mercosul”

Publicado: 16/12/2025

Parlamento Europeu aprova salvaguardas e abre caminho para acordo com Mercosul
Mais restritiva do que a versão apresentada em outubro, proposta estabelece mecanismos de proteção ao agro europeu às importações do bloco sul-americano

Aprovação de mecanismos de proteção agrícola sinaliza avanço decisivo nas negociações e antecipa etapa final para criação de uma das maiores áreas de livre-comércio do mundo.

🌍 O Parlamento Europeu aprovou as salvaguardas propostas para proteger produtos agrícolas sensíveis da União Europeia, abrindo caminho para a assinatura do acordo comercial entre a UE e o Mercosul após 25 anos de negociações.
A decisão é vista pelo governo brasileiro como um sinal positivo para a conclusão do tratado durante a Cúpula do Mercosul, prevista para esta semana.
As salvaguardas permitem que a UE suspenda temporariamente benefícios tarifários caso as importações de determinados produtos agrícolas do Mercosul cresçam mais de 5% em relação à média dos três anos anteriores.
Embora limitem parte do potencial de expansão do agronegócio brasileiro, os mecanismos foram aceitos como etapa necessária para viabilizar o acordo.
O foco agora se volta para a votação do texto final no Conselho Europeu, cuja aprovação exige maioria qualificada entre os Estados-membros.
Se aprovado, o acordo autorizará a assinatura formal pela Comissão Europeia e criará uma ampla zona de livre-comércio entre os dois blocos.
O tratado prevê reduções recíprocas de tarifas de importação e exportação, ampliando o fluxo comercial bilateral.
Para o comércio exterior brasileiro, o acordo representa acesso preferencial a um mercado de alto poder de compra e maior previsibilidade regulatória.
Na Europa, o apoio vem de países como Alemanha, Espanha e Portugal, enquanto França e Polônia seguem como principais opositores.
Caso não seja assinado neste momento, o governo brasileiro avalia que as negociações podem ser encerradas definitivamente, acelerando a busca por novos parceiros comerciais, especialmente na Ásia.

“Construção civil tem boom de empreendedorismo e cresce 83% em Santa Catarina”

Publicado: 16/12/2025

Construção civil tem boom de empreendedorismo e cresce 83% em Santa Catarina
Setor da construção civil passou de 69 mil para 126,1 mil empresas ativas entre 2020 e 2025. Alta no empreendedorismo impulsionou geração de empregos – Foto: Roberto Zacarias/SecomGOVSC

Expansão acelerada de micro e pequenas empresas impulsiona empregos, atrai investimentos e fortalece a cadeia de suprimentos do setor no estado.

🌍 A construção civil vive um forte ciclo de expansão em Santa Catarina, com crescimento de 83,8% no número de empresas ativas entre 2020 e 2025, refletindo diretamente no dinamismo econômico e nas cadeias ligadas ao comércio exterior.
O setor passou de 69 mil para 126,1 mil CNPJs, com predominância de micro e pequenos negócios, impulsionados pelo aquecimento do mercado imobiliário.
As regiões da Grande Florianópolis, Norte e Foz do Rio Itajaí concentram grande parte desse avanço, áreas estratégicas também para logística, portos e fluxos de importação.
O crescimento supera o desempenho da indústria e do comércio no mesmo período, elevando a participação da construção civil para quase 10% das empresas do estado.
O aumento da atividade estimula a demanda por insumos importados, como materiais elétricos, equipamentos, sistemas de climatização e acabamentos.
Santa Catarina se destaca nacionalmente como o sexto estado com maior número de empresas no setor, representando 7,2% do total brasileiro.
O ambiente favorável de negócios e a atração de investimentos reforçam a competitividade do estado.
O boom empresarial também refletiu no emprego, com alta de 47% no número de trabalhadores formais na construção civil em cinco anos.
Somente em 2025, foram abertas 12,5 mil novas vagas no setor.
Para o comércio exterior, o avanço da construção civil catarinense amplia oportunidades na importação de máquinas, tecnologias construtivas e materiais, além de fortalecer a base econômica regional.

“Porto de Itajaí recebe homenagem do NEPOM da Polícia Federal”

Publicado: 16/12/2025

Reconhecimento reforça a cooperação institucional voltada ao aumento da segurança, governança e eficiência das operações no complexo portuário.

🚢 A Autoridade Portuária de Itajaí recebeu homenagem do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) da Polícia Federal em reconhecimento à parceria institucional firmada entre as entidades.
A solenidade marcou a apresentação dos resultados do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), assinado em 2024, que fortaleceu as ações conjuntas de segurança no complexo portuário.
O acordo tem como foco o combate ao crime organizado, o enfrentamento ao tráfico de drogas e o monitoramento das áreas portuária e marítima.
Para o comércio exterior, a cooperação entre o Porto de Itajaí e a Polícia Federal é estratégica para garantir operações de importação e exportação mais seguras e confiáveis.
Ambientes portuários com alto nível de vigilância e inteligência contribuem para a redução de riscos logísticos e para a previsibilidade das cadeias internacionais.
A atuação integrada reforça práticas de governança portuária alinhadas aos padrões internacionais.
O reconhecimento evidencia o papel do Porto de Itajaí como um hub logístico comprometido com eficiência operacional e transparência.
A segurança portuária impacta diretamente a competitividade das exportações e importações realizadas pelo complexo.
Com operações mais protegidas, empresas ganham maior confiança no uso do porto para o fluxo de mercadorias.
A iniciativa fortalece a imagem do Porto de Itajaí como um ativo estratégico para o comércio internacional brasileiro.

“Aeroportos de Chapecó e Blumenau passam a integrar nova Carteira de Investimentos Público de projetos aeroportuários”

Publicado: 17/12/2025

Aeroportos de Chapecó e Blumenau passam a integrar nova Carteira de Investimentos Público de projetos aeroportuários
Foto: Divulgação / SPAF

Inclusão na carteira federal prevê investimentos entre 2026 e 2027 para ampliar a conectividade aérea e apoiar o desenvolvimento econômico regional.

✈️ Os aeroportos de Chapecó e Blumenau passaram a integrar a nova Carteira de Investimentos Público de projetos aeroportuários do Ministério de Portos e Aeroportos, com foco no fortalecimento da aviação regional.
A previsão é que os investimentos ocorram entre 2026 e 2027, ampliando a capacidade operacional e a conectividade aérea em Santa Catarina.
A iniciativa busca atender à crescente demanda por transporte aéreo em regiões com baixa cobertura, beneficiando diretamente o fluxo de cargas e passageiros.
Para o comércio exterior, a modernização dos aeroportos regionais é estratégica, pois facilita operações de carga aérea, especialmente de alto valor agregado e menor volume.
Chapecó, ao ser incluído no Plano Nacional de Aviação, poderá avançar em estudos de viabilidade para ampliação da infraestrutura, antecipando futuros investimentos.
A expectativa é que melhorias estruturais aumentem a eficiência logística e reduzam gargalos no escoamento da produção regional.
No caso de Blumenau, os recursos iniciais serão direcionados à implantação de estações meteorológicas automáticas, elevando a segurança e a regularidade das operações aéreas.
Os investimentos federais complementam ações já realizadas pelo governo estadual para qualificar aeroportos regionais.
O fortalecimento da aviação regional tende a integrar ainda mais Santa Catarina às rotas nacionais e internacionais.
Com isso, o estado amplia sua competitividade logística, criando novas oportunidades para importadores e exportadores que dependem de soluções aéreas ágeis e confiáveis.

“Encontro debate inovação e transformação digital no setor portuário em Itajaí”

Publicado: 17/12/2025

Evento reuniu autoridades, empresas e especialistas para discutir soluções digitais, eficiência operacional e novos modelos de inovação nos portos brasileiros.

🚢 Um encontro realizado em Itajaí debateu inovação e transformação digital no setor portuário, reunindo poder público, empresas, entidades do complexo portuário e o ecossistema de inovação.
A iniciativa integrou o Programa Rotas para a Inovação, em parceria com a Superintendência do Porto de Itajaí, Secretaria Nacional de Portos, Sebrae/SC e o Elume Centro Regional de Inovação.
Durante a programação, foi apresentada a estruturação do Programa Inova Portos, voltado ao estímulo de soluções inovadoras alinhadas às demandas reais das operações portuárias.
O foco esteve na construção colaborativa de projetos, conectando desafios operacionais a tecnologias aplicáveis ao ambiente portuário.
Para o comércio exterior, a transformação digital nos portos é estratégica para aumentar a eficiência das operações de importação e exportação.
Soluções digitais contribuem para redução de custos logísticos, maior previsibilidade operacional e ganho de competitividade internacional.
O Porto de Itajaí foi destacado como um hub logístico estratégico que busca avançar na rota da inovação.
A modernização portuária está alinhada às diretrizes do Governo Federal e do Ministério de Portos e Aeroportos.
O Sebrae/SC reforçou o papel dos pequenos negócios e startups no desenvolvimento de tecnologias para o setor.
O fortalecimento do ecossistema de inovação portuária impulsiona a integração do Brasil às cadeias globais de comércio.

“Engordamento da Praia de Itapoá com sedimentos da Dragagem na Babitonga alcança 50%”

Publicado: 17/12/2025

Engordamento da Praia de Itapoá com sedimentos da Dragagem na Babitonga alcança 50%
Fotos: Divulgação / PSFS

Projeto une dragagem portuária e recuperação ambiental para ampliar a capacidade logística da Baía da Babitonga.

🚢 O engordamento da Praia de Itapoá alcançou 50% de execução como parte da dragagem de aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga.
A iniciativa utiliza sedimentos retirados do fundo do mar durante a dragagem, integrando infraestrutura portuária e gestão ambiental.
Dos oito quilômetros previstos de recuperação da faixa de areia, dois já foram totalmente concluídos e outros três receberam deposição parcial de sedimentos.
Até o momento, cerca de 2,8 milhões de metros cúbicos de areia já foram aplicados, de um total estimado de 5,8 milhões.
A dragagem permitirá a atracação de navios de até 366 metros de comprimento, ampliando a competitividade do complexo portuário.
Com a obra concluída, a capacidade dos navios passará de 10 mil para até 16 mil TEUs.
O projeto consolida a Baía da Babitonga como um dos principais hubs logísticos do país.
A obra, orçada em R$ 333 milhões, é resultado de uma parceria inédita entre porto público e porto privado no Brasil.
O Porto de São Francisco do Sul investe R$ 33 milhões, enquanto o Porto Itapoá aporta R$ 300 milhões.
O ressarcimento do investimento privado ocorrerá por meio do aumento de tarifas geradas pelo crescimento da movimentação de cargas.
A conclusão do aprofundamento do canal está prevista para o segundo semestre de 2026.

“https://www.estadao.com.br/economia/ue-adia-assinatura-de-acordo-com-mercosul-e-frustra-lula”

Publicado: 18/12/2025

União Europeia adia assinatura de acordo comercial com Mercosul
Bandeiras da UE em frente à Comissão Europeia em Bruxelas Foto: Adobe Stock

Impasses políticos internos na Europa e pressões do setor agrícola levaram líderes do bloco a postergar a decisão sobre o tratado.

🌍 A União Europeia decidiu adiar para janeiro a assinatura do acordo comercial com o Mercosul, frustrando as expectativas de formalização ainda em dezembro.
A decisão foi anunciada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, após falta de consenso entre os líderes do bloco.
A mudança de posição da Itália, que se somou à oposição da França, foi decisiva para criar uma minoria de bloqueio no Conselho Europeu.
O acordo de livre comércio, negociado há mais de 26 anos, enfrentou forte resistência de agricultores europeus, especialmente em países com grande peso político.
Protestos em Bruxelas e pressões internas reforçaram o ambiente de instabilidade política em torno do tratado.
Mesmo com cláusulas de salvaguarda e mecanismos de proteção ao agro europeu, o apoio necessário não foi alcançado.
Do lado do Mercosul, os países permanecem prontos para assinar o acordo, segundo autoridades brasileiras.
O governo Lula avaliou que o adiamento representa um custo político maior para a União Europeia.
Sem avanço com o bloco europeu, o Mercosul deve intensificar negociações com outros parceiros estratégicos.
Estão no radar acordos com Reino Unido, Canadá, países asiáticos e Emirados Árabes Unidos.
Para o comércio exterior, o adiamento mantém incertezas sobre redução tarifária e acesso ampliado ao mercado europeu.
Caso seja concluído, o acordo UE–Mercosul formará o maior tratado comercial do mundo, envolvendo 722 milhões de consumidores e um PIB estimado em US$ 22 trilhões.

“Conheça os 14 polos industriais catarinenses com inserção internacional”

Publicado: 18/12/2025

Conheça os 14 polos industriais catarinenses com inserção internacional
Veja na série de reportagens os polos de todas as regiões do estado

Estado se destaca no Sul do país pela diversidade setorial e pela força regional de seus arranjos produtivos voltados à exportação.

🌍 Santa Catarina possui 14 polos industriais com inserção internacional, refletindo a competitividade e o perfil exportador da indústria estadual.
O número coloca o estado em igualdade com Paraná e Rio Grande do Sul, ficando atrás apenas de São Paulo em arranjos produtivos com potencial exportador.
O levantamento foi realizado pelo Observatório FIESC, em parceria com a CNI e a Rede de Observatórios do Sistema Indústria.
Os polos catarinenses abrangem sete segmentos estratégicos para o comércio exterior.
Entre eles estão madeira e móveis, papel e celulose, alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos e equipamentos elétricos.
O setor de madeira e móveis lidera em inserção internacional, com cinco polos distribuídos por diferentes mesorregiões.
Esses polos estão presentes no Oeste, Norte, Vale do Itajaí, Serra e Sul do estado.
A mesorregião Norte Catarinense se destaca com quatro polos internacionais.
Os setores de papel e celulose, máquinas e equipamentos, equipamentos elétricos e madeira e móveis concentram essa liderança regional.
A diversidade produtiva fortalece a presença de Santa Catarina nos mercados globais.
Para o comércio exterior, o cenário amplia oportunidades de exportação, integração às cadeias globais e atração de novos investimentos industriais no estado.

“Informativo Nosso Porto destaca andamento de obras e dados operacionais”

Publicado: 18/12/2025

Avanços em infraestrutura, dragagem e capacidade operacional reforçam a eficiência logística e sustentam a expectativa de recorde na movimentação de cargas.

🚢 O Informativo Nosso Porto de dezembro apresenta atualizações estratégicas sobre obras e indicadores operacionais do Porto de São Francisco do Sul, com impacto direto no comércio exterior.
Entre os destaques está a retomada da derrocagem da pedra submersa no Berço 101, intervenção que amplia a profundidade e melhora a eficiência das operações de exportação.
A publicação também detalha o andamento da dragagem do canal de acesso à Baía da Babitonga, projeto essencial para receber navios de maior porte.
Associada à dragagem, a obra de engordamento da Praia de Itapoá já alcançou 50% da área prevista, reforçando a gestão ambiental integrada às operações portuárias.
O informativo traz ainda dados de movimentação de cargas, indicando crescimento acumulado ao longo de 2025.
Há expectativa de novo recorde histórico, com volume superior a 17 milhões de toneladas movimentadas no ano.
Esse desempenho reflete o fortalecimento das exportações, especialmente de grãos, e a relevância do porto nas cadeias logísticas internacionais.
Outro ponto abordado é o investimento em infraestrutura operacional, como melhorias no Terminal Graneleiro.
As ações contribuem para maior fluidez nas importações e exportações, reduzindo custos e tempos operacionais.
O informativo também destaca a aproximação do porto com a comunidade, com mais de 800 visitantes recebidos em 2025.
No conjunto, os dados reforçam o papel estratégico do Porto de São Francisco do Sul para a competitividade do comércio exterior brasileiro.

“Informativo Nosso Porto destaca andamento de obras e dados operacionais”

Publicado: 18/12/2025

Avanços em infraestrutura, novas rotas marítimas e modernização tecnológica ampliam a competitividade do porto nos corredores logísticos internacionais.

🚢 O Porto de Imbituba encerrou 2025 consolidado como um dos principais hubs logísticos de Santa Catarina, com impactos diretos nas operações de comércio exterior.
Entre os destaques está a autorização para manobras experimentais de navios porta-contêineres de até 366 metros, elevando a capacidade de atendimento a embarcações de grande porte.
O início do maior ciclo de obras da história do porto inclui a ampliação e reforço do Cais 3, com investimentos públicos superiores a R$ 115 milhões.
Essas intervenções ampliam o comprimento operacional do cais e preparam o porto para futuras dragagens e derrocagens.
No Cais 1 e Cais 2, obras complementares permitem a atracação simultânea de até quatro navios, aumentando a eficiência operacional.
O porto também reforçou sua conectividade internacional com a adição da linha marítima semanal Puma, conectando América do Sul, Nordeste brasileiro e Ásia.
Na área tecnológica, a inauguração de um novo datacenter fortaleceu a digitalização e a gestão em tempo real das operações portuárias.
Entre janeiro e outubro, foram movimentadas 6,17 milhões de toneladas, com destaque para exportações de coque e farelo de milho.
As importações cresceram 2,5%, impulsionadas por hulha, sal e insumos industriais.
A cabotagem e o transbordo apresentaram crescimento relevante, ampliando a diversificação de fluxos logísticos.
No comércio exterior, o porto movimentou mais de US$ 1,44 bilhão no período.
Os resultados reforçam o papel estratégico de Imbituba na balança comercial catarinense e na integração do Brasil aos mercados globais.

“Exportações do Brasil ao Mercosul somaram US$ 23,8 bi de janeiro a novembro”

Publicado: 18/12/2025

Exportações do Brasil ao Mercosul somaram US$ 23,8 bi de janeiro a novembro
Informação consta em documento distribuído pela Secom (Secretaria de Comunicação Social) à imprensa, às vésperas da 67ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados • 03/04/2025 - REUTERS/Amanda Perobelli

Avanços em infraestrutura, novas rotas marítimas e modernização tecnológica ampliam a competitividade do porto nos corredores logísticos internacionais.

🚢 O Porto de Imbituba encerrou 2025 consolidado como um dos principais hubs logísticos de Santa Catarina, com impactos diretos nas operações de comércio exterior.
Entre os destaques está a autorização para manobras experimentais de navios porta-contêineres de até 366 metros, elevando a capacidade de atendimento a embarcações de grande porte.
O início do maior ciclo de obras da história do porto inclui a ampliação e reforço do Cais 3, com investimentos públicos superiores a R$ 115 milhões.
Essas intervenções ampliam o comprimento operacional do cais e preparam o porto para futuras dragagens e derrocagens.
No Cais 1 e Cais 2, obras complementares permitem a atracação simultânea de até quatro navios, aumentando a eficiência operacional.
O porto também reforçou sua conectividade internacional com a adição da linha marítima semanal Puma, conectando América do Sul, Nordeste brasileiro e Ásia.
Na área tecnológica, a inauguração de um novo datacenter fortaleceu a digitalização e a gestão em tempo real das operações portuárias.
Entre janeiro e outubro, foram movimentadas 6,17 milhões de toneladas, com destaque para exportações de coque e farelo de milho.
As importações cresceram 2,5%, impulsionadas por hulha, sal e insumos industriais.
A cabotagem e o transbordo apresentaram crescimento relevante, ampliando a diversificação de fluxos logísticos.
No comércio exterior, o porto movimentou mais de US$ 1,44 bilhão no período.
Os resultados reforçam o papel estratégico de Imbituba na balança comercial catarinense e na integração do Brasil aos mercados globais.

“Derrocagem de pedra submersa é retomada no Porto de São Francisco”

Publicado: 18/12/2025

Derrocagem de pedra submersa é retomada no Porto de São Francisco
Foto: Divulgação / PSFS

Obra amplia a profundidade do berço, reduz custos operacionais e aumenta a eficiência no embarque de cargas graneleiras.

🚢 O Porto de São Francisco do Sul retomou a obra de derrocagem de uma rocha submersa localizada entre os berços 101 e 102, considerada estratégica para o comércio exterior catarinense.
A intervenção ocorre após o encerramento da safra de soja, evitando impactos prolongados nas operações de exportação de granéis.
O objetivo é remover um afloramento rochoso de 370 m³, equivalente a cinco contêineres, atualmente a 10,5 metros de profundidade.
Com a obra, a profundidade do local será ampliada para 14 metros, permitindo maior calado operacional.
Hoje, a presença da rocha obriga navios a realizarem manobras extras durante o carregamento, elevando tempo e custos logísticos.
Cada atracação pode gerar um custo adicional de até R$ 100 mil às operações.
A remoção permitirá o embarque de até 1,5 mil toneladas adicionais por navio, aumentando a produtividade das exportações.
Os trabalhos utilizam métodos mecânicos de alta precisão, sem uso de explosivos, em conformidade com as exigências ambientais do Ibama.
A técnica reduz impactos ambientais e garante segurança operacional durante a execução.
Segundo a autoridade portuária, a obra contribui para maior eficiência, segurança e sustentabilidade das operações.
O avanço reforça a competitividade do Porto de São Francisco do Sul nas cadeias logísticas internacionais.

“Governador Jorginho Mello libera terceira pista da SC-401 para aliviar trânsito na temporada de verão”

Publicado: 18/12/2025

Governador Jorginho Mello libera terceira pista da SC-401 para aliviar trânsito na temporada de verão
Ação realizada às 6h desta quinta-feira pelo governador Jorginho Mello e pelo prefeito Topázio Neto marca a entrega parcial de uma das obras mais aguardadas de Florianópolis, integrante do programa – Foto: Divulgação/SECOMGovSC

Liberação antecipada da nova faixa melhora a mobilidade no principal corredor logístico da Capital durante o pico da temporada.

🚚 A liberação da terceira pista da SC-401 representa um avanço relevante para a logística e a mobilidade urbana em Florianópolis, especialmente no período de alta temporada.
A rodovia é um dos principais eixos de acesso ao Norte da Ilha, conectando áreas turísticas, polos empresariais e rotas estratégicas de serviços e distribuição.
A entrega antecipada do trecho funcional busca reduzir congestionamentos e aumentar a fluidez do tráfego em um momento de forte aumento da demanda.
A obra integra o programa Estrada Boa e atende a uma demanda histórica de mais de duas décadas da capital catarinense.
Mesmo com a liberação da nova faixa, os trabalhos de triplicação seguem em andamento, com cerca de 50% do projeto já concluído.
O investimento total ultrapassa R$ 73 milhões e inclui, além das pistas, elevados, melhorias urbanas, calçadas e ciclovia.
Para garantir maior eficiência operacional no verão, foi antecipada a restrição de circulação de veículos pesados acima de 23 toneladas.
A medida impacta diretamente o planejamento logístico urbano, exigindo ajustes nos horários e rotas de transporte de cargas.
Ônibus e micro-ônibus permanecem liberados, preservando a mobilidade de passageiros.
A iniciativa reforça a estratégia do Governo de Santa Catarina de melhorar a infraestrutura viária como suporte ao turismo, ao comércio e às cadeias logísticas regionais.

“Mesorregião Oeste concentra dois polos industriais com forte inserção internacional”

Publicado: 18/12/2025

Mesorregião Oeste concentra dois polos industriais com forte inserção internacional
Produção sustentável e proximidade com setor florestal são diferenciais do polo de madeira e móveis. (foto: Plinio Bordin)

Alimentos, bebidas, madeira e móveis impulsionam exportações do Oeste catarinense e consolidam a região como polo estratégico do comércio exterior.

📦 A mesorregião Oeste de Santa Catarina concentra dois polos industriais com forte inserção internacional: alimentos e bebidas, e madeira e móveis.
Em 2024, a região exportou US$ 1,45 bilhão, dos quais US$ 1,02 bilhão vieram desses dois segmentos.
O polo de alimentos e bebidas liderou as vendas externas, com US$ 638 milhões exportados.
As principais mercadorias foram carne suína, carnes de aves e preparações cárneas.
Chile, Filipinas e Japão figuraram entre os principais destinos das exportações do setor.
Empresas como a Aurora Coop e a BRF ampliam sua presença global, com operações em dezenas de países.
O segmento de madeira e móveis exportou US$ 385,9 milhões em 2024.
Obras de carpintaria, móveis e madeira em forma puxaram os embarques internacionais.
Os Estados Unidos foram o principal mercado comprador, seguidos por países da Europa.
A produção sustentável e a proximidade com o setor florestal fortalecem a competitividade regional.
Com cadeias produtivas consolidadas, o Oeste catarinense se afirma como vetor estratégico para as exportações e para o crescimento do comércio exterior de Santa Catarina.

“AVISO: obras na Serra do Corvo Branco e interdição para tráfego ”

Publicado: 18/12/2025

Interdição total por segurança impacta a circulação regional e exige planejamento logístico até o início de 2026.

🚧 A Serra do Corvo Branco permanece totalmente interditada para o tráfego no trecho entre o corte em rocha e o município de Grão-Pará, em razão das obras em andamento.
A interdição será mantida entre 20 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, mesmo durante o período de férias coletivas da empresa executora.
A decisão atende a critérios de segurança viária, já que os guard-rails foram removidos ao longo de quase toda a extensão da via.
A ausência de proteção lateral, somada ao risco de queda de materiais e possíveis deslizamentos, representa elevado perigo aos usuários.
Uma eventual liberação poderia comprometer os serviços já realizados e afetar a qualidade final da obra.
Para o setor de logística e transporte, a interdição exige replanejamento de rotas e prazos, especialmente no escoamento regional de cargas.
A Serra do Corvo Branco é um corredor estratégico de ligação entre regiões da Serra e do Sul de Santa Catarina.
Impactos indiretos podem ser sentidos em operações de abastecimento, distribuição e apoio ao comércio regional.
O trecho entre Urubici e o corte em rocha permanece liberado, com sinalização e orientação para tráfego em baixa velocidade.
Autoridades recomendam atenção redobrada e respeito às orientações no local.
A medida reforça a prioridade do Governo do Estado na segurança e na durabilidade da infraestrutura viária.

“Ponte de Itajaí reforça urgência da repactuação da BR-101 e da Via Mar, diz FIESC”

Publicado: 18/12/2025

Ponte de Itajaí reforça urgência da repactuação da BR-101 e da Via Mar, diz FIESC
Derrocada da ponte sentido Norte é demanda antiga da FIESC. (Foto: Google)

Entidade defende obras estruturantes para garantir segurança viária, fluidez logística e atender à expansão portuária no litoral catarinense.

🚛 A FIESC avalia que os questionamentos sobre a segurança da ponte da BR-101 em Itajaí reforçam a urgência da repactuação do contrato de concessão da rodovia.
A entidade destaca que cabe à ANTT e à concessionária assegurar a integridade estrutural e as condições de uso da ponte.
Desde 2023, a FIESC defende a derrocada da ponte antiga no sentido Norte e a construção de uma nova estrutura com maior capacidade.
A proposta permitiria ampliar a fluidez da BR-101 e viabilizar a Hidrovia do Rio Itajaí-Açu.
Segundo a federação, a situação atual evidencia o colapso de trechos estratégicos da principal rodovia federal de Santa Catarina.
A repactuação do contrato é vista como essencial para incluir obras estruturantes sem aumento excessivo de pedágios.
A FIESC sugere estender a concessão por mais 30 anos, superando a proposta atual de 15 anos.
Estudos indicam que as obras previstas hoje são insuficientes para garantir eficiência e segurança.
Além da BR-101, a entidade reforça a necessidade urgente da construção da Via Mar.
A nova rodovia é considerada estratégica para atender novos terminais portuários, o crescimento do turismo e o aumento populacional no litoral.
Para o comércio exterior, a melhoria da malha viária é decisiva para assegurar competitividade logística, previsibilidade no transporte de cargas e expansão das operações portuárias em Santa Catarina.

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