[NEWS]COMEX - Week 25 | 2025

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“Santa Catarina e Aomori renovam parceria histórica iniciada em 1980”

Publicado: 16/06/2025

Santa Catarina e Aomori renovam parceria histórica iniciada em 1980
Apoio do Japão tornou Santa Catarina o maior produtor de Maçã do Brasil – Foto: Divulgação / Secom GOVSC

Cooperação entre os dois governos agora mira novos acordos comerciais, com destaque para a exportação da maçã catarinense ao mercado japonês.

🍎 Em Tóquio, o Governo de Santa Catarina renovou a histórica parceria com a Província de Aomori, iniciada em 1980, fortalecendo os laços de cooperação técnica, institucional e econômica entre os dois territórios. A relação, que teve início com a introdução de tecnologias japonesas no cultivo de maçãs na Serra Catarinense, foi fundamental para transformar o estado no maior produtor da fruta no Brasil.

Durante a cerimônia, o governador Jorginho Mello destacou o interesse de ampliar o comércio exterior com o Japão, propondo a abertura do mercado japonês para a maçã catarinense, aproveitando a demanda local e o reconhecimento da qualidade da produção estadual. Aomori, por sua vez, é líder nacional no cultivo da fruta no Japão, o que torna a aliança ainda mais estratégica.

A agenda faz parte da Missão Internacional à Ásia e também visa ampliar o intercâmbio nas áreas de educação, cultura e inovação. O novo acordo reforça a parceria como um vetor para futuras exportações, investimentos e cooperação bilateral, com reflexos positivos para o comércio internacional e a economia de Santa Catarina.

“Superintendência do Porto de Itajaí recebe Sindiporto Brasil”

Publicado: 16/06/2025

Superintendência do Porto de Itajaí recebe Sindiporto Brasil
Foto: Porto de Itajaí

Encontro abordou inovação, sustentabilidade e segurança nas operações de rebocagem e atracação no Porto de Itajaí.

🚢 A Superintendência do Porto de Itajaí recebeu nesta segunda-feira (16) representantes do Sindiporto Brasil para tratar de soluções logísticas voltadas à eficiência e à sustentabilidade das operações portuárias. O encontro destacou a atuação de empresas especializadas em rebocagem, apoio offshore, combate a incêndio e atendimento a emergências, que operam em mais de 30 portos brasileiros.

O superintendente João Paulo Tavares Bastos ressaltou o interesse em avançar com a modernização de equipamentos de atracação e desatracação, alinhados a normas ambientais e com foco na redução das emissões de CO₂. A reunião também foi relevante para discutir a introdução de práticas inovadoras e seguras nas manobras de navios, plataformas e unidades flutuantes como FPSOs e FSRUs.

A aproximação entre o Porto de Itajaí e o Sindiporto Brasil reforça o compromisso com a excelência operacional e a adoção de tecnologias sustentáveis que beneficiem toda a cadeia logística e o comércio exterior. A articulação visa manter o terminal competitivo e preparado para atender a padrões internacionais de segurança e desempenho.

“Acordo com UE, inovação e economia de baixo carbono são prioridades na relação com Alemanha”

Publicado: 16/06/2025

Acordo com UE, inovação e economia de baixo carbono são prioridades na relação com Alemanha
Acordo UE-Mercosul abrange 20% da economia global e mais de 720 milhões de consumidores, lembra Alban, da CNI. (Foto: Valter Pontes/FIEB)

Encontro Brasil-Alemanha destaca acordo UE-Mercosul, parcerias em inovação e energias renováveis como vetores para fortalecer o comércio internacional.

🌍 O 41º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, realizado em Salvador, reuniu autoridades e empresários dos dois países para fortalecer as relações comerciais, com destaque para a defesa do acordo UE-Mercosul. A proposta foi tratada como prioridade estratégica por líderes industriais, como os presidentes da FIESC e da CNI, que ressaltaram o potencial do tratado em ampliar o acesso a mercados e promover investimentos entre os blocos, que juntos representam 20% da economia global.

Santa Catarina esteve representada no evento, reforçando o papel do estado na cooperação internacional e na busca por inovação. A pauta incluiu temas como a transição para uma economia de baixo carbono, hidrogênio verde, energias renováveis, minerais críticos e insumos farmacêuticos. O Brasil também busca mobilizar recursos do Global Gateway, do Banco Europeu de Investimentos, para financiar projetos de infraestrutura energética regional.

A reunião evidenciou o papel do Brasil e do Mercosul como protagonistas no comércio exterior global e parceiros estratégicos da Alemanha em inovação, sustentabilidade e desenvolvimento industrial. O avanço dessas pautas pode abrir novas frentes de exportação e consolidar o país como fornecedor relevante em cadeias produtivas de valor agregado.

“Secretaria Nacional dos Portos criou grupo de trabalho para elaboração da Medida Provisória, que instituirá a Companhia Docas de Itajaí”

Publicado: 16/06/2025

Secretaria Nacional dos Portos criou grupo de trabalho para elaboração da Medida Provisória, que instituirá a Companhia Docas de Itajaí
Foto: Porto de Itajaí

Grupo técnico contará com participação do Porto de Itajaí para acelerar a criação da estatal que garantirá autonomia administrativa e operacional.

🚢 A Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) anunciou a formação de um grupo de trabalho para elaborar a Medida Provisória que instituirá a Companhia Docas de Itajaí, futura empresa pública federal responsável pela gestão do Porto Organizado. A medida tem respaldo direto do presidente Lula e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e visa devolver a autonomia administrativa e operacional ao Porto de Itajaí, um dos principais do país em movimentação de cargas.

O grupo será coordenado pelo Ministério dos Portos, com participação ativa da equipe técnica da Superintendência do Porto de Itajaí, para garantir celeridade e precisão nos aspectos técnicos e legais do projeto. O objetivo é estabelecer uma estrutura eficiente e sustentável, sem custos adicionais ao orçamento federal, dado que o porto já possui receita própria suficiente para manter suas atividades.

A criação da estatal representa um passo estratégico para fortalecer a competitividade logística de Santa Catarina, garantindo governança local e mais agilidade nas decisões operacionais, o que beneficia diretamente a cadeia do comércio exterior.

“Desenvolvimento econômico e Sebrae/SC lançam o programa cidade empreendedora em Itajaí”

Publicado: 17/06/2025

Desenvolvimento econômico e Sebrae/SC lançam o programa cidade empreendedora em Itajaí
Foto: Bianca Pereira/Secom. Iniciativa abrange diferentes eixos estratégicos voltados ao fortalecimento do ambiente de negócios local

Iniciativa prevê desburocratização, inclusão produtiva e estímulo à inovação para tornar Itajaí referência em ambiente de negócios até 2026.

🌍 O município de Itajaí lançou, em parceria com o Sebrae/SC, o Programa Cidade Empreendedora, com foco em transformar o ambiente de negócios local e impulsionar o desenvolvimento econômico. A iniciativa será executada ao longo de dois anos e atua em eixos estratégicos como simplificação de processos, acesso ao crédito, compras públicas, inovação, educação empreendedora e inclusão socioprodutiva.

Para o Comércio Exterior, o programa representa um avanço ao reduzir a burocracia e agilizar a abertura e operação de empresas — com destaque para a ampliação da Sala do Empreendedor e metas de abertura de CNPJs em até duas horas. Essas ações contribuem diretamente para atrair investimentos, fomentar a competitividade e fortalecer a cadeia logística e de exportação/importação na região.

Além disso, a valorização das vocações locais, como o turismo, o artesanato e a Economia Azul, posiciona Itajaí como um hub de inovação e desenvolvimento integrado, o que é estratégico para ampliar oportunidades comerciais e operacionais no setor portuário e logístico.

“Presidente do Porto de São Francisco detalha investimentos de R$ 340 milhões em infraestrutura, durante evento na Fiesc”

Publicado: 17/06/2025

Presidente do Porto de São Francisco detalha investimentos de R$ 340 milhões em infraestrutura, durante evento na Fiesc
Foto: Divulgação / PSFS

Obras de dragagem e ampliação viária visam modernizar o acesso ao Porto de São Francisco e aumentar a competitividade logística da Baía da Babitonga.

🚢 O Porto de São Francisco do Sul anunciou dois importantes investimentos em infraestrutura que somam R$ 340 milhões, com início previsto ainda para 2025. As ações incluem a dragagem de aprofundamento e alargamento do canal de acesso à Baía da Babitonga — permitindo que, até 2026, navios de até 366 metros operem com plena capacidade — e a construção da terceira faixa da BR-280, financiada com recursos próprios do terminal (R$ 12,4 milhões), para facilitar a logística de caminhões.

Pela primeira vez no Brasil, um porto público realizará esse tipo de dragagem em parceria com um porto privado, iniciativa inédita que também prevê a reutilização dos sedimentos para recuperar sete quilômetros da praia de Itapoá, combatendo a erosão costeira. O presidente Cleverton Vieira apresentou os detalhes durante evento da FIESC, destacando o papel estratégico dessas obras para ampliar a eficiência logística do Complexo Portuário da Babitonga.

Esses investimentos são altamente relevantes para o setor de Comércio Exterior, pois fortalecem a capacidade operacional e aumentam a competitividade de Santa Catarina na movimentação de cargas marítimas.

“Missão na Europa: vice-governadora reforça potenciais de Santa Catarina em agendas oficiais na Espanha a partir desta quarta-feira”

Publicado: 17/06/2025

Missão na Europa: vice-governadora reforça potenciais de Santa Catarina em agendas oficiais na Espanha a partir desta quarta-feira
Foto: Frank Müller / Wikimedia Commons

Agenda internacional busca atrair investimentos em tecnologia, turismo e inovação urbana, fortalecendo a presença de SC no cenário global.

🌍 Em missão oficial na Europa, a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, deu início a uma intensa agenda institucional e empresarial em Barcelona, Espanha, focada na promoção do estado como destino estratégico para investimentos internacionais. Acompanhada pela secretária de Turismo, Catiane Seif, a comitiva catarinense busca atrair empresas de tecnologia, fortalecer o turismo e promover inovação urbana com base em modelos europeus de sucesso.

Um dos destaques foi a participação na SIL Barcelona, feira internacional de logística e turismo, considerada vitrine global para negócios do setor. Também ocorreram reuniões com a Foment del Treball, Câmara de Comércio Brasil–Catalunha e ACCIÓ, além de visitas técnicas ao polo de inovação 22@Barcelona e à Agbar, referência em saneamento e resiliência hídrica.

Entre os resultados esperados, estão novos investimentos em SC, como o aporte de até R$ 800 milhões pelo Grupo Vall Companys no setor agroindustrial, reforçando o papel do estado como hub de exportação e inovação. A missão representa uma estratégia clara de inserção internacional e expansão das relações comerciais de SC com a Europa.

“Situação do lote 1 da BR-280 é crítica e prejudica operações de portos da Baía da Babitonga”

Publicado: 17/06/2025

Situação do lote 1 da BR-280 é crítica e prejudica operações de portos da Baía da Babitonga
Ricardo Saporiti destaca viadutos, passagens de nível e túnel em andamento nos trechos 2.1 e 2.2 da duplicação. (Foto: Filipe Scotti)

Atrasos no Lote 1 da duplicação da BR-280 impactam logística e ameaçam competitividade dos portos da Baía da Babitonga.

🚢 A paralisação das obras no Lote 1 da BR-280, principal via de acesso aos portos da Baía da Babitonga, compromete seriamente o escoamento de cargas e o desempenho logístico do complexo portuário de São Francisco do Sul. Segundo análise técnica encomendada pela FIESC, o trecho entre a BR-101 e o porto segue sem previsão de conclusão e enfrenta problemas como projeto desatualizado, necessidade de nova ponte e excesso de acessos urbanos. A situação crítica gera filas, acidentes e eleva as emissões de poluentes, impactando diretamente a eficiência das operações portuárias.

Apesar de obras em andamento nos Lotes 2.1 e 2.2, com previsão de entrega entre 2026 e 2027, o gargalo logístico no primeiro trecho continua como o principal entrave. O DNIT rescindiu o contrato anterior e iniciou a elaboração de novo projeto, mas sem cronograma de retomada das obras em 2025.

O diretor-presidente do Porto de São Francisco do Sul reforçou que, mesmo com quase R$ 2 bilhões em investimentos privados na região, o desenvolvimento logístico exige ações urgentes em infraestrutura multimodal. A aprovação de recursos para a construção de uma quarta faixa e melhorias viárias já está em andamento. A articulação entre os setores público e privado será essencial para garantir a competitividade do comércio exterior catarinense.

“Itajaí 165 anos: cidade vive crescimento acelerado e lidera economia de Santa Catarina”

Publicado: 17/06/2025

Itajaí 165 anos: cidade vive crescimento acelerado e lidera economia de Santa Catarina
Foto: Jader Liberal. Com PIB estimado em R$ 47 bilhões, município celebra aniversário com geração de empregos, abertura de empresas e investimentos públicos

PIB de R$ 47 bilhões, abertura recorde de empresas e expansão logística consolidam Itajaí como polo de inovação e empreendedorismo em SC.

🚢 Itajaí celebra 165 anos em 2025 como líder econômica de Santa Catarina, com um PIB estimado em R$ 47 bilhões e forte dinamismo nos setores de logística, comércio exterior, construção civil e serviços. Entre janeiro e maio, foram abertas mais de 6.700 novas empresas — crescimento de 51% em relação a 2024 — e o município ultrapassou a marca de 60 mil empresas ativas, tornando-se um dos principais destinos para investidores e empreendedores no estado.

Esse avanço está atrelado a políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo e qualificação, como o Programa Cidade Empreendedora e o Qualifica Mais Itajaí, além da infraestrutura urbana voltada para corredores logísticos e a modernização do setor náutico e portuário.

Com mais de 128 mil empregos formais e uma média de abertura de empresas inferior a 24 horas, Itajaí reforça sua importância como hub logístico e econômico no Sul do Brasil — especialmente estratégico para o comércio exterior e operações portuárias voltadas à importação e exportação.

“Governo de Santa Catarina promove SC Day em Tóquio com gigantes japonesas em três segmentos”

Publicado: 17/06/2025

Governo de Santa Catarina promove SC Day em Tóquio com gigantes japonesas em três segmentos
Empresas com papel central nas cadeias globais de alimentos, energia e tecnologia confirmaram presença em evento para atrair investimentos e abrir mercados em tecnologia e transição energética. Foto: Guilhem Vellut

Evento na embaixada brasileira reúne gigantes japonesas para ampliar exportações catarinenses e atrair investimentos em tecnologia e transição energética.

🌏 O Governo de Santa Catarina realizou em Tóquio o SC Day, reunindo representantes de grandes conglomerados japoneses como Mitsubishi, Mitsui, Marubeni, Sumitomo e Itochu — com o objetivo de fortalecer laços comerciais, apresentar o potencial do estado para novos investimentos e ampliar cadeias de exportação. O evento foi sediado na embaixada brasileira e contou com a presença de empresas que já operam com produtos catarinenses, especialmente carnes de frango e suína.

A agenda estratégica incluiu discussões com foco em alimentação, inovação, tecnologia e transição energética. As chamadas sogo shosha, empresas que coordenam cadeias globais de suprimento, foram destaque como potenciais parceiras para joint ventures e expansão industrial em SC.

Durante a tarde, a comitiva catarinense também visitou os Ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura do Japão para tratar da habilitação da carne bovina catarinense, reforçando o reconhecimento sanitário internacional do estado. O conjunto da missão visa gerar novas oportunidades de exportação, atração de capital estrangeiro e cooperação tecnológica, consolidando Santa Catarina como player estratégico no comércio exterior com o Japão.

“Em Tóquio, Jorginho Mello apresenta SC a investidores para abrir comércio de carne bovina ao Japão”

Publicado: 18/06/2025

Em Tóquio, Jorginho Mello apresenta SC a investidores para abrir comércio de carne bovina ao Japão
Fotos: Divulgação / Secom GOVSC

Governador busca habilitação de frigoríficos catarinenses e parcerias estratégicas com gigantes japonesas para ampliar exportações ao mercado asiático.

🥩 Em missão oficial ao Japão, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, apresentou as potencialidades do estado a investidores e multinacionais japonesas durante o SC Day Tóquio, realizado na Embaixada do Brasil. O principal objetivo é viabilizar a abertura do mercado japonês para a carne bovina catarinense, reforçando a imagem do estado como referência em sanidade animal e qualidade industrial.

Entre os grupos presentes, destacam-se gigantes como Mitsui, Mitsubishi, Sumitomo e Marubeni, além de representantes da BRF e da Seara. O foco das negociações está na habilitação de frigoríficos locais, após auditoria técnica realizada pelo Ministério da Agricultura do Japão. Santa Catarina é um dos poucos estados brasileiros reconhecidos pela OMSA como livre de febre aftosa sem vacinação, condição exigida para exportação àquele país.

A comitiva também participará de reuniões nos Ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura do Japão, com expectativa de uma liberação parcial ainda em 2025. Se confirmada, a abertura representa um avanço estratégico para o comércio exterior de SC, consolidando o estado como fornecedor global de proteína animal de alta qualidade.

“Governador reforça pedido para abertura de mercado de carne bovina para autoridades japonesas e embaixada brasileira”

Publicado: 18/06/2025

Governador reforça pedido para abertura de mercado de carne bovina para autoridades japonesas e embaixada brasileira
Foto: Divulgação / SECOM

Comitiva catarinense destaca excelência sanitária e assina protocolo com Marubeni para atrair investimentos logísticos no Porto de São Francisco do Sul.

🌍 Em nova etapa da missão internacional no Japão, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, reforçou junto às autoridades japonesas e à Embaixada do Brasil o apelo para que o estado seja o primeiro autorizado a exportar carne bovina ao exigente mercado japonês. A ação dá continuidade às tratativas iniciadas no SC Day e evidencia a estratégia catarinense de expansão comercial com base na excelência sanitária.

Reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação desde 2007, SC também é pioneiro na rastreabilidade total do rebanho bovino — diferenciais que fortalecem o pedido de habilitação. O estado já exporta carne suína e de frango ao Japão, com destaque para o volume expressivo embarcado em 2024, e agora busca ampliar sua presença com a carne bovina, especialmente do tipo novilho precoce.

Durante a missão, também foi firmado um protocolo de intenções com a japonesa Marubeni prevendo investimentos no Porto de São Francisco do Sul, com foco na modernização e ampliação da infraestrutura logística. A iniciativa reforça a sinergia entre diplomacia comercial e estrutura de exportação, posicionando Santa Catarina como protagonista no comércio exterior de proteína animal.

“Ministro do MPor recebe diretores do Porto de Itajaí para tratar da criação da nova estatal”

Publicado: 18/06/2025

Ministro do MPor recebe diretores do Porto de Itajaí para tratar da criação da nova estatal
Foto: Porto de Itajaí

Comitiva catarinense destaca excelência sanitária e assina protocolo com Marubeni para atrair investimentos logísticos no Porto de São Francisco do Sul.

🌍 Em nova etapa da missão internacional no Japão, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, reforçou junto às autoridades japonesas e à Embaixada do Brasil o apelo para que o estado seja o primeiro autorizado a exportar carne bovina ao exigente mercado japonês. A ação dá continuidade às tratativas iniciadas no SC Day e evidencia a estratégia catarinense de expansão comercial com base na excelência sanitária.

Reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação desde 2007, SC também é pioneiro na rastreabilidade total do rebanho bovino — diferenciais que fortalecem o pedido de habilitação. O estado já exporta carne suína e de frango ao Japão, com destaque para o volume expressivo embarcado em 2024, e agora busca ampliar sua presença com a carne bovina, especialmente do tipo novilho precoce.

Durante a missão, também foi firmado um protocolo de intenções com a japonesa Marubeni prevendo investimentos no Porto de São Francisco do Sul, com foco na modernização e ampliação da infraestrutura logística. A iniciativa reforça a sinergia entre diplomacia comercial e estrutura de exportação, posicionando Santa Catarina como protagonista no comércio exterior de proteína animal.

“Sindifisco Nacional ajuíza Reclamação Constitucional ao STF contra decisão do STJ que suspendeu a greve”

Publicado: 18/06/2025

Sindifisco Nacional ajuíza Reclamação Constitucional ao STF contra decisão do STJ que suspendeu a greve
Por Sindifisco Nacional

Entidade contesta no STF a abrangência da decisão do STJ que teria extrapolado os limites definidos pela própria União ao suspender o movimento grevista dos Auditores-Fiscais.

⚖️ O Sindifisco Nacional entrou com uma Reclamação Constitucional no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que suspendeu integralmente a greve dos Auditores-Fiscais da Receita Federal. A medida é vista como excessiva, pois a própria União, ao solicitar a ação, havia delimitado a manutenção apenas de serviços essenciais, conforme o Ofício SEI nº 77.512/2024. Ainda assim, a decisão do ministro Benedito Gonçalves ordenou a suspensão geral do movimento e proibiu a realização de operação-padrão, afetando diretamente as atividades fiscalizatórias nos portos, aeroportos e zonas aduaneiras.

Essa determinação levanta preocupação no setor de Comércio Exterior, pois Auditores-Fiscais desempenham papel central no desembaraço aduaneiro e na liberação de cargas, impactando diretamente os fluxos de importação e exportação. A decisão pode gerar atrasos operacionais e afetar a previsibilidade logística. O STF, por meio do ministro Cristiano Zanin, já requisitou manifestação urgente das partes envolvidas. A categoria permanece mobilizada enquanto aguarda os próximos desdobramentos jurídicos que poderão redefinir o ritmo das operações no comércio internacional.

Balança Comercial

Atualizado em 05/06/2025

Comércio Exterior Brasileiro

US$ bilhões (FOB)

 
30,2 22,9 53,1 + 7,2
Exportação
Importação
Corrente de Comércio
Saldo Comercial
Período: Maio/2025
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