[NEWS]COMEX - Week 39 | 2025

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“Porto de Imbituba supera 5,1 milhões de toneladas no acumulado de 2025 e consolida liderança logística em Santa Catarina”

Publicado: 23/09/2025

Porto de Imbituba supera 5,1 milhões de toneladas no acumulado de 2025 e consolida liderança logística em Santa Catarina
Atualização: Diferente do informado anteriormente o acumulado de toneladas em 2025 até agora é maior: 5,1 milhões – Fotos: Anderson Coelho

Movimentação de granéis sólidos, contêineres e cabotagem impulsiona crescimento e reforça Imbituba como hub estratégico do comércio exterior em SC.

🚢 O Porto de Imbituba alcançou a marca de 5,12 milhões de toneladas movimentadas até agosto de 2025, consolidando-se como peça-chave da logística catarinense e nacional. A exportação somou 1,9 milhão de toneladas, com destaque para coque calcinado, não calcinado e farelo de milho, reforçando a competitividade da pauta exportadora do estado. Do lado da importação, o desempenho foi ainda maior, com 2,1 milhões de toneladas desembarcadas, lideradas por hulha betuminosa, sal e insumos industriais.
A cabotagem manteve relevância com mais de 570 mil toneladas movimentadas, enquanto o transbordo avançou, reforçando a integração logística regional. O crescimento mais expressivo, no entanto, veio dos contêineres, que já superam 890 mil toneladas, refletindo maior inserção de cargas de valor agregado no terminal.
Os granéis sólidos seguem dominando a pauta (76% do total), mas os investimentos em digitalização, dragagem, ampliação de cais e novas áreas alfandegadas projetam um futuro ainda mais diversificado para Imbituba. Com expectativa de ultrapassar 7 milhões de toneladas em 2025, o porto se diferencia pela agilidade, previsibilidade e menor congestionamento, atraindo novos fluxos comerciais.
Além dos números, os impactos econômicos e sociais se ampliam, com mais empregos, integração porto-cidade e maior participação no comércio exterior brasileiro. Entre janeiro e agosto, as operações de importação e exportação movimentaram US$ 1,13 bilhão, confirmando o protagonismo de Imbituba como hub estratégico de Santa Catarina e do Brasil.
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“Epagri realiza análise sensorial de vinhos elaborados com uvas resistentes a doenças”

Publicado: 23/09/2025

Epagri realiza análise sensorial de vinhos elaborados com uvas resistentes a doenças
Análise reuniu 70 pessoas, entre produtores, técnicos e representantes da iniciativa privada e do poder público – Foto: Divulgação / Epagri

Evento em Videira apresenta variedades Piwi e mostra potencial de vinhos mais sustentáveis e competitivos para o mercado catarinense.

🍷 A Epagri promoveu em Videira (SC) uma análise sensorial de vinhos produzidos com uvas Piwi, variedades resistentes a doenças fúngicas que unem qualidade das viníferas tradicionais com a resistência das espécies selvagens. O encontro reuniu 70 produtores, técnicos e representantes públicos e privados, que puderam degustar vinhos de seis variedades diferentes: Calardis blanc, Felícia, Helios, Bronner, Souvignier gris e Calardis royal.

Essas uvas resultam de melhoramento genético e permitem reduzir custos de produção e o uso de defensivos agrícolas, gerando vinhos finos com menor impacto ambiental e maior competitividade no mercado. Muitos produtores já iniciaram o plantio das variedades, enquanto outros avaliam a adoção após conhecerem os resultados apresentados no evento.

O circuito da Epagri inclui outras cidades estratégicas de SC, como São Joaquim, Urussanga e Florianópolis, fortalecendo a vitivinicultura catarinense com alternativas inovadoras. A iniciativa amplia as perspectivas de exportação de vinhos sustentáveis, com potencial de atrair novos mercados internacionais interessados em produtos de menor impacto ambiental e alto valor agregado.

A qualidade dos vinhos Piwi foi elogiada pelos participantes, reforçando o papel de Santa Catarina como polo inovador no setor vitivinícola. Ao reduzir a dependência de defensivos e aumentar a eficiência produtiva, essas variedades podem impulsionar a presença do estado no comércio exterior de vinhos diferenciados, fortalecendo a imagem de SC como referência em inovação agroindustrial.

“BNDES anuncia R$ 3,3 Bi em investimentos para Indústria, Logística e Energia em SC”

Publicado: 23/09/2025

BNDES anuncia R$ 3,3 Bi em investimentos para Indústria, Logística e Energia em SC
Foto: Divulgação

Pacote de R$ 3,3 bilhões impulsiona construção naval em Itajaí, amplia rodovias estratégicas e instala primeira usina de biodiesel da Cooperalfa em Chapecó.

⚓ O BNDES anunciou R$ 3,3 bilhões em investimentos voltados a três eixos estratégicos de Santa Catarina: indústria naval, infraestrutura logística e energia renovável. O maior volume, R$ 2,5 bilhões, será destinado à Starnav para a construção de oito embarcações multipropósito no estaleiro Detroit Brasil, em Itajaí. As embarcações, híbridas e menos poluentes, já possuem contratos de afretamento de 12 anos com a Petrobras, gerando 1,4 mil empregos diretos e 6 mil indiretos, reforçando a competitividade do setor marítimo brasileiro.

No setor logístico, R$ 401 milhões serão aplicados na pavimentação e recuperação de 117 km de rodovias estaduais em regiões-chave do estado, com impacto direto no escoamento agroindustrial, especialmente na cadeia de carnes.

Na transição energética, a Cooperalfa, em Chapecó, receberá R$ 356 milhões para ampliar sua planta de soja e instalar a primeira usina de biodiesel do grupo, com capacidade de 1.150 m³ por dia. A iniciativa evitará a emissão de 803 mil toneladas de CO₂-equivalente, alinhando-se à política de descarbonização da Nova Indústria Brasil.

Para o comércio exterior, os projetos fortalecem o papel catarinense como hub logístico e industrial do Sul do Brasil, garantindo mais competitividade às cadeias de importação e exportação, seja pelo aumento da frota de apoio offshore à Petrobras, pela melhoria na infraestrutura rodoviária para o transporte de cargas ou pelo avanço na produção sustentável de biocombustíveis. Santa Catarina reforça, assim, sua posição estratégica no cenário nacional e internacional.

“Eventos em Itajaí promoverá soluções para desafios do setor portuário”

Publicado: 23/09/2025

Eventos em Itajaí promoverá soluções para desafios do setor portuário
Foto: Divulgação SECOM

Audiência discute federalização, investimentos e integração Porto-Cidade como motores de desenvolvimento econômico e social.

📦 Em audiência pública na Câmara dos Deputados, o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, destacou a relevância da federalização do terminal para garantir novos investimentos e fortalecer o comércio exterior brasileiro. Segundo pesquisas apresentadas, 63,9% da população acredita que a medida pode atrair recursos e gerar mais empregos, enquanto 86% associam um Porto forte ao desenvolvimento econômico da região. Atualmente, o Porto movimenta 2,79 milhões de toneladas, divididas entre 1,5 milhão em exportações e 1,29 milhão em importações, gerando R$ 120 milhões em faturamento e repasses de R$ 2 milhões em ISS ao município.
O superintendente reforçou ainda que o Porto, localizado no coração de Itajaí, é não apenas um ativo logístico, mas também um indutor de avanços sociais, urbanos e tecnológicos, com projetos que abrangem educação, cultura, esporte e meio ambiente. Defendeu que o PL 733/2025 deve refletir esse papel estratégico dos portos, assegurando um modelo de governança federal sólido, capaz de conciliar eficiência logística com impacto positivo na comunidade. A participação ativa da população e a integração porto-cidade foram apontadas como diferenciais que podem transformar Itajaí em um modelo nacional de desenvolvimento portuário sustentável e competitivo.

“Jorginho Mello assina ordem de serviço para a maior obra de dragagem do Brasil na Baía da Babitonga”

Publicado: 23/09/2025

Jorginho Mello assina ordem de serviço para a maior obra de dragagem do Brasil na Baía da Babitonga
Iniciativa conta com três características inéditas: primeira PPP entre portos brasileiros, maior engordamento de orla do país e primeira vez no Brasil que sedimentos são usados para praia – Foto: Leo Munhoz / SECOM

Parceria inédita entre portos de São Francisco do Sul e Itapoá garante investimento bilionário, amplia calado para 16 metros e projeta SC no cenário global da navegação.

⚓ O governador Jorginho Mello assinou a ordem de serviço para a maior dragagem do Brasil, que será realizada no Complexo Portuário da Baía da Babitonga. O projeto prevê o aumento do calado de 14 para 16 metros, permitindo a atracação de navios de até 366 metros e capacidade de 16 mil TEUs, colocando Santa Catarina em patamar competitivo com grandes portos como Santos.

A obra será executada pela empresa belga Jan De Nul, com investimentos de R$ 324 milhões, e tem previsão de conclusão em 2026. O destaque está no modelo de Parceria Público-Privada (PPP), inédito no setor portuário brasileiro: o Porto público de São Francisco do Sul aportará R$ 24 milhões, enquanto o Porto privado de Itapoá investirá R$ 300 milhões, a serem ressarcidos até 2037 por meio do incremento tarifário gerado pelo aumento da movimentação.

Além da dragagem, o projeto inclui a destinação inédita dos sedimentos para o engordamento da praia de Itapoá, em 8 km de orla — ação realizada apenas uma vez no mundo, na Austrália. Esse reaproveitamento garante sustentabilidade e amplia a faixa de areia em uma região afetada pela erosão marítima.

O impacto esperado é significativo: maior eficiência logística, atração de embarcações de grande porte, aumento do volume de cargas conteinerizadas e fortalecimento da posição de SC como hub estratégico no comércio exterior. Em 2024, o Complexo da Babitonga já foi responsável por mais de 60% da movimentação portuária do estado, somando 31 milhões de toneladas.

Com a modernização, Santa Catarina amplia sua competitividade global, consolidando o Norte do estado como um dos principais polos logísticos e portuários do Brasil.

“SPAF regulamenta serviços públicos de transporte aquaviário de passageiros no Rio Itajaí–Açu”

Publicado: 23/09/2025

SPAF regulamenta serviços públicos de transporte aquaviário de passageiros no Rio Itajaí–Açu
Foto: Prefeitura de Navegantes

Termo de Compromisso define linhas, horários e responsabilidades para modernizar a travessia entre Itajaí e Navegantes.

⛴️ A Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) publicou o Termo de Compromisso (TC) que regulamenta os serviços públicos de transporte aquaviário intermunicipal no Rio Itajaí-Açu, atendendo as travessias entre Itajaí e Navegantes. A medida envolve também a Aresc e a empresa NGI-Sul, responsável pelo serviço há mais de 40 anos.

O TC define regras claras para operação, incluindo linhas autorizadas, frequência e horários de funcionamento. Entre os Centros das duas cidades, as travessias ocorrerão das 6h às 24h a cada 20 minutos e, entre 0h e 5h, a cada 60 minutos. Já a linha entre Barra do Rio (Itajaí) e Machados (Navegantes) funcionará das 5h às 22h50, a cada 20 minutos.

A empresa NGI-Sul terá seis meses para se adequar às novas obrigações. A Aresc ficará responsável por autorizar reajustes tarifários e acompanhar a prestação do serviço.

Segundo o secretário Beto Martins, a regulamentação traz segurança jurídica e garante maior qualidade no atendimento aos cidadãos. Para o setor de logística portuária, a medida é estratégica: o transporte aquaviário contribui para a mobilidade urbana em uma das regiões mais movimentadas do Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu, fortalecendo a integração entre infraestrutura urbana e operações portuárias.

Ao padronizar horários e responsabilidades, o TC representa um avanço para a eficiência logística regional, com reflexos diretos na atratividade e competitividade do Vale do Itajaí no comércio exterior.

“Porto de Imbituba supera 5,1 milhões de toneladas no acumulado em 2025 e consolida liderança logística em Santa Catarina”

Publicado: 23/09/2025

Porto de Imbituba supera 5,1 milhões de toneladas no acumulado em 2025 e consolida liderança logística em Santa Catarina
Foto: Divulgação

Crescimento das operações de exportação, importação e contêineres reforça Imbituba como polo estratégico e competitivo no cenário portuário nacional.

🚢 O Porto de Imbituba registrou até agosto de 2025 a marca de 5,1 milhões de toneladas movimentadas, consolidando-se como um dos principais vetores logísticos de Santa Catarina e do Brasil. Desse total, 1,9 milhão de toneladas foram destinadas à exportação, com destaque para coque calcinado, coque não calcinado e farelo de milho, enquanto a importação somou 2,1 milhões de toneladas, impulsionada por hulha betuminosa, sal e insumos industriais. A cabotagem também cresceu, com mais de 571 mil toneladas movimentadas, reforçando a integração com o transporte marítimo nacional.

Os granéis sólidos continuam liderando a pauta, mas os contêineres apresentaram crescimento expressivo, ultrapassando 890 mil toneladas, consolidando Imbituba como alternativa logística para cargas de maior valor agregado. O terminal registrou ainda um volume crescente de transbordo, ampliando sua relevância como hub de conexão.

Além da performance operacional, os resultados geraram impactos econômicos significativos: segundo o MDIC, as operações de exportação e importação movimentaram mais de US$ 1,1 bilhão entre janeiro e agosto de 2025. Investimentos estratégicos em dragagem, ampliação de cais, digitalização e expansão da área alfandegada reforçam a competitividade do porto frente a concorrentes como Itapoá, São Francisco do Sul, Paranaguá e Santos, oferecendo agilidade, previsibilidade e menor congestionamento.

A expectativa é superar 7 milhões de toneladas até o fim do ano, consolidando Imbituba como referência em eficiência, sustentabilidade e integração porto-cidade, além de atrair novas linhas de navegação e oportunidades de negócios internacionais.

“Possibilidade de diálogo entre Lula e Trump é avanço importante, diz FIESC”

Publicado: 23/09/2025

Possibilidade de diálogo entre Lula e Trump é avanço importante, diz FIESC
FIESC defende objetividade e pragmatismo nas negociações entre Brasil e EUA.(Foto: UN/Laura Jarriel)

Setores de madeira e móveis em SC aguardam negociações para aliviar impactos das tarifas de 50% nos EUA.

🌐 A sinalização de um possível diálogo entre os presidentes Lula e Donald Trump, durante a Assembleia Geral da ONU, foi considerada pela FIESC um avanço crucial para o comércio exterior brasileiro. A entidade avalia que a abertura de negociações diretas pode trazer soluções para o “tarifaço” imposto pelos EUA, que elevou em 50% as tarifas sobre produtos brasileiros, afetando fortemente a competitividade no mercado norte-americano.

Santa Catarina sente os maiores impactos, já que os Estados Unidos são o principal destino das exportações do estado. O setor de madeira, que exporta 22,2% de sua produção para os EUA, e o setor moveleiro, com 12,1% direcionado ao mesmo mercado, estão entre os mais prejudicados, enfrentando queda nas vendas e até demissões em empresas locais.

Para a FIESC, a expectativa é que as conversas avancem com objetividade e pragmatismo, atendendo às demandas do setor produtivo. A resolução dessa questão é vital para garantir a manutenção de empregos, recuperar a participação de SC no mercado norte-americano e reduzir as barreiras que têm limitado a competitividade da indústria brasileira. Um acordo positivo poderia significar não apenas o reaquecimento das exportações catarinenses, mas também o fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, dois parceiros estratégicos no cenário global.

“Santa Catarina lidera crescimento da atividade econômica no país com alta de 5,5%”

Publicado: 24/09/2025

Santa Catarina lidera crescimento da atividade econômica no país com alta de 5,5%
Estado é o que mais cresce no Brasil e se destaca com alta nos setores de indústria, comércio e serviços – Foto: Leo Munhoz/SecomGOVSC

Indústria, comércio, serviços e turismo impulsionam a economia catarinense acima da média nacional.

📈 Santa Catarina registrou crescimento de 5,5% na atividade econômica entre janeiro e julho de 2025, segundo o Banco Central, superando a média nacional de 2,9% e consolidando-se como líder no país ao lado do Pará. Esse desempenho reflete a força da indústria catarinense, que avançou 5,3% nos últimos 12 meses, superando a média nacional de 1,9%. O comércio também apresentou alta expressiva de 5,2%, frente aos 2,5% do Brasil, enquanto o setor de serviços cresceu 5,6% contra 2,9% da média nacional.

O turismo teve destaque adicional, com expansão de 8,2% no estado, resultado superior ao crescimento nacional de 6,2%. Esses indicadores mostram que Santa Catarina mantém uma economia diversificada e competitiva, apoiada em inovação, qualidade de produção e forte espírito empreendedor.

Para o comércio exterior, o cenário é positivo: a expansão da atividade econômica reforça a capacidade de atração de investimentos, amplia a base produtiva e fortalece setores exportadores estratégicos, como indústria, agroindústria e turismo. Com infraestrutura e logística em expansão, o estado se posiciona como um dos principais polos nacionais para importação e exportação, garantindo competitividade no mercado global.

“Dragagem ganha protagonismo em fórum técnico em Itajaí”

Publicado: 24/09/2025

Dragagem ganha protagonismo em fórum técnico em Itajaí
Foto: Informativo dos Portos

Especialistas e empresas globais debatem descarbonização, inovação tecnológica e sustentabilidade da dragagem como pilar estratégico para a logística portuária.

🚢 A dragagem, essencial para a navegabilidade e competitividade dos portos brasileiros, ganhou destaque no fórum técnico Portos & Costas Brasil 2025, realizado em Itajaí. O encontro reuniu autoridades, especialistas e players internacionais para discutir o papel estratégico da atividade no comércio exterior, que depende do modal aquaviário para 95% das operações brasileiras.

A Van Oord apresentou seu plano de descarbonização baseado em redução de emissões em três escopos, com foco na substituição de combustíveis fósseis por LNG, biodiesel e metanol. O desafio, porém, está nos custos elevados — dragas movidas a LNG podem custar até 14 vezes mais — e na infraestrutura limitada de distribuição de combustíveis alternativos.

A Royal IHC trouxe soluções como dragas de motor único, com até 30% de ganho de eficiência, sistemas de monitoramento avançados e tecnologias inspiradas na natureza, além de protótipos movidos a hidrogênio e sistemas híbridos, que visam operações mais limpas e econômicas.

No Brasil, entraves regulatórios e práticas de licitação baseadas apenas no menor preço dificultam a transição sustentável. Casos como o Porto de Santos, que apresentou estudos sobre erosão causada por manobras de navios, reforçam a necessidade de dragagens inteligentes, apoiadas em batimetrias de alta precisão e modelagens numéricas.

O debate consolidou a dragagem como mais que remoção de sedimentos: trata-se de um eixo estratégico para garantir previsibilidade operacional, eficiência logística e alinhamento às metas globais de descarbonização, fundamentais para as cadeias de importação e exportação brasileiras.

“Assinada ordem de serviço para a maior obra de dragagem do Brasil”

Publicado: 24/09/2025

Assinada ordem de serviço para a maior obra de dragagem do Brasil
Foto: Porto São Francisco do Sul

Parceria inédita entre portos de São Francisco do Sul e Itapoá amplia calado para 16 metros, viabiliza atração de navios de 366 metros e transforma sedimentos em engordamento de praia.

🚢 Foi assinada a ordem de serviço para a maior obra de dragagem do Brasil, no Porto de São Francisco do Sul, com início previsto até o fim de 2025 e conclusão no segundo semestre de 2026. O projeto, orçado em R$ 333 milhões, é executado pela belga Jan De Nul e prevê o aumento do calado de 14 para 16 metros, permitindo a entrada de navios de até 366 metros e capacidade para 16 mil TEUs – um salto competitivo que coloca o complexo da Baía da Babitonga em condições semelhantes ao Porto de Santos.

A obra é inédita por três aspectos: trata-se da primeira PPP portuária no Brasil, unindo o porto público de São Francisco (R$ 24 milhões) e o terminal privado de Itapoá (R$ 300 milhões); realizará o maior engordamento de orla do país, com 8 km de faixa de areia em Itapoá; e será a primeira vez no Brasil que sedimentos de dragagem (cerca de 12,5 milhões de m³) terão destinação ambientalmente inovadora, sendo usados para recuperação de praia.

Com fiscalização de R$ 9 milhões a cargo das empresas Geplan e Prosul, o projeto garante monitoramento ambiental e técnico rigoroso. A iniciativa tem forte repercussão no setor de comércio exterior: ao receber navios de maior porte, o Porto ampliará significativamente sua capacidade de movimentação, reduzindo custos logísticos, atraindo novas rotas internacionais e fortalecendo a posição de Santa Catarina como hub portuário estratégico do Mercosul.

Para importadores e exportadores, o aprofundamento do calado representa mais competitividade, maior previsibilidade e ganhos em escala, alinhando a infraestrutura catarinense às exigências do futuro da navegação global.

“Com investimento de R$ 436 mi, portos de Santa Catarina terão operações ampliadas”

Publicado: 24/09/2025

Com investimento de R$ 436 mi, portos de Santa Catarina terão operações ampliadas
Foto: divulgação

Pacote federal fortalece infraestrutura logística e consolida SC como hub estratégico do comércio exterior brasileiro.

📦 O sistema portuário de Santa Catarina, um dos mais dinâmicos do país, vai receber R$ 436,6 milhões em investimentos destinados à dragagem, ampliação e modernização das operações. O anúncio foi feito pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante cerimônia no Porto de São Francisco do Sul, destacando o papel do estado como hub estratégico para o comércio exterior.

Santa Catarina conta atualmente com seis portos — três públicos (Itajaí, São Francisco do Sul e Imbituba) e três privados (Itapoá, Portonave e Teporti) — que juntos movimentam contêineres, cargas gerais e granel em grande escala, conectando a produção nacional a mercados internacionais.

O ministro ressaltou que os investimentos já em andamento e autorizados, somados entre iniciativas públicas e privadas, ultrapassam R$ 5,3 bilhões. Esse volume reforça a capacidade do estado em ampliar rotas de exportação e importação, reduzir gargalos logísticos e atrair novos negócios.

Com o plano de expansão, a expectativa é que Santa Catarina passe de seis para oito portos estratégicos nos próximos anos, aumentando a oferta de infraestrutura para operações portuárias e ampliando a competitividade da região.

Para o comércio exterior, os aportes representam ganhos diretos em eficiência, previsibilidade e capacidade de atendimento, fatores decisivos para empresas que dependem de cadeias globais de suprimento. O fortalecimento da infraestrutura garante melhores condições para exportadores e importadores, consolidando o estado como um dos principais polos logísticos e portuários do Brasil.

“Sapiens Parque amplia conexões internacionais em conferência mundial na China”

Publicado: 25/09/2025

Sapiens Parque amplia conexões internacionais em conferência mundial na China
Foto: Divulgação / Sapiens Parque

Parque catarinense fortalece internacionalização ao integrar ecossistemas globais de inovação e tecnologia na China.

🌏 A presença do Sapiens Parque na 42ª Conferência Mundial da IASP, em Pequim, marca um avanço estratégico para Santa Catarina no cenário internacional de inovação, ciência e tecnologia. O evento reuniu líderes de mais de 70 países para discutir tendências globais, incluindo acessibilidade, força de trabalho qualificada e estratégias que moldam novos ecossistemas de negócios. Durante a missão, a comitiva catarinense visitou o TusPark, maior parque científico universitário do mundo, que já incubou mais de 10 mil empresas e reúne gigantes da tecnologia e startups de ponta. O grande destaque foi a entrada oficial do Sapiens Parque como membro da IASP, ampliando suas conexões internacionais e criando novas oportunidades de cooperação. Essa conquista fortalece a posição do estado em atrair investimentos, empresas e startups estrangeiras, gerando reflexos diretos para o comércio exterior. A internacionalização do Sapiens impulsiona não apenas o setor de tecnologia, mas também abre caminhos para a inserção de produtos e serviços catarinenses em mercados globais, fortalecendo a competitividade do ecossistema local de inovação e exportações de alto valor agregado.

“Portonave é reconhecida internacionalmente por redução nas emissões de gases poluentes "

Publicado: 25/09/2025

Portonave é reconhecida internacionalmente por redução nas emissões de gases poluentes
Foto: divulgação

Terminal de Navegantes investe em equipamentos elétricos, energia renovável e tecnologias inéditas para operações portuárias mais limpas.

⚓ A Portonave, localizada em Navegantes (SC), foi reconhecida no Prêmio Marítimo das Américas 2025, da OEA, pela redução expressiva de emissões de gases de efeito estufa em suas operações. Entre 2015 e 2024, o terminal registrou queda de 63% nas emissões – cerca de 79 mil toneladas de carbono –, resultado de investimentos contínuos em eficiência energética e equipamentos sustentáveis. Um marco importante foi a eletrificação dos guindastes RTGs, que reduziu em mais de 96% as emissões desses equipamentos.

Em sua estratégia de descarbonização, a companhia adquiriu novos guindastes STS e RTGs totalmente elétricos, empilhadeiras e scanners, somando R$ 439 milhões em investimentos. Também avançou com a compra de energia renovável certificada, garantindo a meta de zero emissões indiretas até 2027. Outra inovação em andamento é a adequação do cais para receber navios de até 400 metros e a futura instalação do sistema shore power, que permitirá fornecer energia elétrica às embarcações atracadas – tecnologia inédita no Brasil.

Além disso, a Portonave é membro da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos, fortalecendo parcerias globais e desenvolvendo estudos em conjunto com a Univali sobre os impactos climáticos na infraestrutura portuária. Para o comércio exterior, essa agenda verde traz ganhos competitivos: reduz custos operacionais ligados a combustíveis fósseis, reforça a imagem sustentável junto a armadores e importadores/exportadores, e posiciona o Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu como referência em logística limpa e eficiente.

“Aeroporto Internacional de Florianópolis ganha voos inéditos para Tucumán e Salta, na Argentina”

Publicado: 26/09/2025

Aeroporto Internacional de Florianópolis ganha voos inéditos para Tucumán e Salta, na Argentina
Foto: Floripa Airport

Novas rotas fortalecem a conectividade entre Santa Catarina e o norte da Argentina, ampliando oportunidades de turismo e negócios internacionais.

🛫 O Aeroporto Internacional de Florianópolis ampliará sua malha internacional na temporada de verão 2025/26 com dois destinos inéditos operados pela Aerolíneas Argentinas: Tucumán e Salta. A operação começa em 1º de janeiro de 2026 e seguirá até 6 de abril de 2026, com duas frequências semanais para cada cidade, utilizando aeronaves Boeing 737-800 com capacidade para 170 passageiros. Tucumán e Salta, localizadas no norte da Argentina, são reconhecidas pela relevância histórica, cultural e pelo potencial turístico, mas também se apresentam como novos pontos de conexão estratégica para o fluxo de comércio e negócios bilaterais.
Com os novos voos, a capital catarinense passará a oferecer 11 destinos internacionais diretos, incluindo Lisboa, Panamá, Lima, Santiago, Buenos Aires, Córdoba, Rosário, Montevidéu e Assunção. Essa expansão fortalece o papel do aeroporto como hub de integração regional, beneficiando não apenas o turismo, mas também o setor de comércio exterior, ao aproximar empresas brasileiras e argentinas em mercados complementares.
A conectividade aérea é um fator estratégico para a logística internacional, facilitando a mobilidade de executivos, o escoamento de produtos de alto valor agregado e a consolidação de parcerias comerciais. A novidade posiciona Florianópolis como um ponto ainda mais relevante no mapa das relações comerciais do Mercosul, reforçando a integração entre Brasil e Argentina em um período de alta demanda sazonal. Para importadores e exportadores, trata-se de um movimento que amplia competitividade e acesso a novos mercados.

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Balança Comercial

Atualizado em 04/09/2025

Comércio Exterior Brasileiro

US$ bilhões (FOB)

 
29,9 23,7 53,6 + 6,1
Exportação
Importação
Corrente de Comércio
Saldo Comercial
Período: Agosto/2025
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